Topo

Tite se altera com questão e diz que Corinthians não jogará por sorte do SP

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 00h51

O treinador Tite teve momento de bastante irritação depois do empate sem gols entre Corinthians e San Lorenzo-ARG, nesta quinta-feira, em Itaquera. Tudo porque foi perguntado como via a possibilidade de eliminar o São Paulo, na próxima semana, pela Copa Libertadores. Praticamente aos gritos, ele respondeu com citações à própria honra. 

A questão havia sido feita em referência a um comentário feito por Edgardo Bauza, treinador do San Lorenzo. O argentino citou que, em sua visão, o Corinthians enfrentaria o São Paulo para vencer, pois poderia deixar um rival pelo caminho. Tite, porém, entendeu a pergunta como se Bauza tivesse feito um pedido de ajuda. No fim das contas, se irritou.

"É de uma baixaria que não serve para mim. Para mim não serve. Esse tipo de ilação não serve. Tenho muito respeito a pessoas e instituições e tenho certeza que o torcedor do Corinthians tem orgulho de quem comanda. Ninguém vai levantar de mim, não dou esse direito. Olho para trás e tenho muito orgulho da minha carreira", comentou. 

"Fui treinador de time de fábrica onde nasci. Olho para trás na minha carreira e tenho muito orgulho. O Corinthians é centenário e as pessoas que comandam têm toda uma dignidade por trás", explicou. Depois, mais calmo, argumentou sobre a questão feita e sua reação. "A minha veemência é porque não sei a intenção dela (pergunta)". 

Confira outras declarações de Tite depois do jogo:

ANÁLISE DA PARTIDA
Pego média de atuação e não pego pico. Falo isso em momentos de vitória. Foi um jogo de altíssimo nível, com padrão de atuação de regularidade que não teve nos últimos jogos (oscilou contra Ponte Preta e Santos). Tivemos 12 finalizações contra duas no intervalo, fechando com 17 contra duas. Isso mostra a superioridade de um time muito entrosado, que joga sem pensar. O nível de entrosamento dele é muito alto. Hoje fico muito feliz porque não teve dois momentos alternados. O resultado de vitória que era para ter sido hoje não veio porque a bola devolveu o resultado que era pra ter sido empate no outro jogo (entre San Lorenzo e Corinthians na Argentina).

BANCO DE RESERVAS COM UM ATACANTE
Tinha um jogador de ataque que faz velocidade e agudo, que é Mendoza. E um armador com possibilidade de atacante que é Danilo. Se tivesse a possibilidade de 11 (no banco) teria Malcom. Mas Malcom e Mendoza têm as mesmas características. Se tivesse possibilidade de botar mais a gente botava. Bruno Henrique faz a função de Elias, mas não faz primeiro volante. Cristian faz a função de Ralf. Tinha um lateral para os dois lados (Edílson) e um zagueiro. 

VAGNER LOVE NÃO JOGOU BEM
Ele estava em busca do gol, a bola mascou nele...esse entrosamento que está dando, daqui a pouco a bola entra para ele, no chão (Tite tem enfatizado que Vagner não funciona tão bem pelo alto). 

O QUE TIRAR SE VENCER SÃO PAULO
Temos oportunidade de crescer enquanto equipe, e não de eliminar ninguém.

DIFICULDADES IMPOSTAS PELO RIVAL
Ortigoza e Mercier só trabalham atrás da linha da bola para não expor o time. Blanco e Romagnoli, se você mexer na linha de quatro, te deixam batido. Esses jogadores plantados (volantes citados) tirou nossa infiltração central. Optamos pela possibilidade de dar espaço ao Fagner.

RIVAIS ENTENDEM MELHOR CORINTHIANS
É uma pergunta recorrente que será feita quando, contra qualquer equipe, não fazer gol. Todo mundo estuda todo mundo. Acredito na repetição que dá sincronia para o momento da coisa. Quanto mais repetir, mais tiver padrão...temos 25 jogos, é muito pouco. Sei que, por vezes, a gente quer o padrão igual de todos os jogos, de Danubio, de São Paulo, mas não é assim. Tem mantido padrão de atuação e isso me deixa contente contra equipes de alto nível. No caso de hoje, altíssimo. 

ANTECIPAR CONCENTRAÇÃO PARA ENFRENTAR PALMEIRAS
Minha opinião que sim, mas vamos pensar, ouvir a opinião do fisiologista, do médico e preparador físico. Sou ex-boleiro, professor de educação física formado, mas minha área é tática. Vou ouvir eles bastante, mas minha opinião pessoal sim para acelerar o processo de recuperação. É um investimento que a gente tem que ter em função de recuperação.

SIGNIFICADO DE CLÁSSICO COM PALMEIRAS
Fico falando, é campeonato à parte. Vai jogar Gre-Nal para ver uma coisa...torcedor entende assim, todos vocês da mídia entendem assim. Não tem significado mais assim (Palmeiras), mas tem pela importância das três equipes (Corinthians, SP e Palmeiras) que coloco em patamar igual.