Topo

Vitória faz SP esperar Sabella, que já desbancou Cruzeiro na Libertadores

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 06h01

Se o São Paulo tivesse sido derrotado pelo Corinthians e eliminado da Copa Libertadores, o presidente Carlos Miguel Aidar receberia nesta quinta-feira pedido formal para que fizesse o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro desistir do argentino Alejandro Sabella e avançar com uma proposta para Vanderlei Luxemburgo.

O relato é não só de alguns dos dirigentes mais importantes da atual diretoria do São Paulo, mas também de quem está próximo a Aidar. Horas antes do apito inicial da partida desta quarta-feira (22), no Morumbi, membros da diretoria são-paulina falavam irritados sobre mais uma resposta evasiva do técnico Alejandro Sabella, que mantém sexta-feira (24) como prazo para uma definição. Depois do apito final, a situação mudou: segundo essa mesma parcela da diretoria, o São Paulo aceitará esperar.

O São Paulo esperava Sabella pacientemente até domingo, quando caiu na semifinal do Paulistão com derrota para o Santos. Na segunda-feira, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro e o presidente Carlos Miguel Aidar passaram a ser pressionados por outros dirigentes. O argumento era que o São Paulo não pode esperar um técnico que não coloca o São Paulo como prioridade, como faz Sabella, que aguarda possíveis contatos do futebol inglês.

Na terça-feira, segundo os mesmos dirigentes que prometiam pedido pela desistência em relação à Sabella em caso de derrota, o São Paulo fez mais uma investida tentando apressar a resposta e, mais uma vez, o argentino pediu que esperem sua definição até sexta-feira. Até o presidente Carlos Miguel Aidar teria se irritado com a situação – Aidar aceita melhor a ideia de contratar Luxemburgo do que Ataíde Gil Guerreiro, hoje único grande defensor de Sabella na diretoria.

O fator positivo para Alejandro Sabella, agora, é o histórico de sucesso na Copa Libertadores. Em 2009, ele estreou como técnico do Estudiantes (ARG) durante a competição e, uma semana após assumir o time, goleou o Cruzeiro por 4 a 0 em casa. Depois, em excelente campanha, reencontrou o time mineiro na final e triunfou: um empate por 0 a 0 e uma vitória por 2 a 1. Agora classificado na segunda posição do Grupo 2, o São Paulo enfrenta o Cruzeiro nas oitavas de final.

E, se passar pelo Cruzeiro, o São Paulo cruzará o caminho do vencedor do clássico argentino entre Boca e River. Além de ter sido treinado o Estudiantes entre 2009 e 2011, Sabella comandou a seleção argentina por três anos até a final da Copa do Mundo de 2014, quando foi derrotado pela Alemanha.

A expectativa agora é que o São Paulo aguarde até sexta-feira uma resposta de Sabella. O calendário também ajuda, uma vez que o time joga daqui a duas semanas, contra o Cruzeiro, no Morumbi. Caso Sabella dê resposta negativa, a diretoria deverá forçar uma proposta a Luxemburgo, mesmo que a ideia não tenha a simpatia imediata de Ataíde Gil Guerreiro. Apesar de Aidar falar publicamente sobre a possibilidade de efetivar Milton Cruz, tal hipótese é descartada pelo próprio técnico interino e por outros membros da diretoria.

A diretoria do Flamengo já não vê a mesma clareza de Luxemburgo sobre permanecer no clube até o término de seu contrato, no fim de 2015. Segundo dirigentes, a consulta direta do São Paulo parece ter feito o técnico ponderar, de fato, a mudança de clube. A sensação se intensificou com a eliminação do Flamengo no Campeonato Carioca, no último fim de semana.

Caso o São Paulo receba respostas negativas de Sabella e Luxemburgo, o único plano em mente é esperar o fim da Copa América para conversar com o também argentino Jorge Sampaoli, técnico da seleção chilena. Os medos da diretoria são-paulina em tal empreitada são os mais de dois meses até lá com Milton Cruz e a possibilidade de Sampaoli conseguir uma proposta de um grande clube europeu em caso de sucesso na competição.