Topo

6 problemas que Tite terá de resolver a tempo para jogo na Libertadores

Guerrero volta ao time contra o Guaraní; elenco terá tempo para superar desgaste - Buda Mendes/Getty Images
Guerrero volta ao time contra o Guaraní; elenco terá tempo para superar desgaste Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 06h00

O Corinthians que encantou no início da temporada sentiu o peso da maratona de jogos. A eliminação no Estadual contra o Palmeiras e a derrota frente ao São Paulo, no Morumbi, evidenciaram o cansaço do time alvinegro e a dependência em Paolo Guerrero. 
 
Passada a maratona de jogos, o elenco do Corinthians ganhou dois dias de folga e agora terá 9 dias de preparação para o duelo diante do Guaraní/PAR, em Assunção, que acontece no dia 5 de maio, pelas oitavas da Libertadores.
 
Tite terá tempo para tentar solucionar os seguintes problemas:
 
1 - Ter Guerrero forte após dengue
O Corinthians corre contra o tempo para que Guerrero esteja em perfeitas condições físicas para a partida no Paraguai. As duas semanas de inatividade em decorrência da dengue fizeram o atacante perder massa muscular. Guerrero diz ter emagrecido 3 quilos em virtude da doença. Por isso, o jogador tem passado por atividades de musculação.
 
"Perdi peso. Agora é comer bem, treinar bem. Estou na academia e espero estar logo com o time
 
2 - Quem substituirá Emerson Sheik?
Emerson conversa com o árbitro Sandro Meira Ricci após ser expulso de campo na partida São Paulo e Corinthians - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress
Tite terá uma semana e meia para escolher o substituto de Emerson Sheik, expulso contra o São Paulo. A opção primeira seria Mendoza, mas o colombiano também recebeu cartão vermelho no clássico paulista e desfalca o Corinthians no jogo de ida das oitavas. 
 
Caso Tite opte por Danilo, o time mudará terá de se adaptar a uma nova configuração ofensiva, sem um avante de velocidade pelos lados. Vagner Love não emplacou bons jogos no Corinthians, mas aparece como candidato à vaga. 
 
Luciano e Malcom costumam jogar pelos lados de campo, mas têm sido pouco utilizados e surgem como azarões para a vaga de Sheik.
 
3 - Volta do "Tite-taka"
Jadson celebra gol marcado por Guerrero no jogo Corinthians e Danubio, na Libertadores - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
O Corinthians fez campanha arrasadora na primeira fase do Paulistão e no começo da Libertadores. O time estava invicto, apresentando impressionante volume ofensivo. 
 
Admirados com o desempenho do clube no início do ano, torcedores alvinegros apelidaram o jogo praticado pela equipe de "Tite-Taka", uma mistura do técnico Tite com a maneira como a seleção da Espanha e o Barcelona costumam atuar em campo. 
 
Mas o cansaço e ausência de Guerrero em campo desmontaram a estratégia ofensiva do Corinthians. Nas partidas recentes contra Ponte Preta, Palmeiras, San Lorenzo e São Paulo, a equipe alvinegra não foi sombra daquela que venceu o São Paulo na rodada de estreia da fase de grupos da Libertadores. 
 
Serão nove dias para recuperar o fôlego e reorganizar o time em campo.
 
4 - Gás para Renato Augusto
A mesma cena se repetiu nos últimos quatro jogos do Corinthians: Renato Augusto extenuado na parte final de jogo. O camisa 8 é um dos que mais sentiu a sequência intensa de jogos do time. A produção de Renato tem caído no segundo tempo. 
 
Com tempo de sobra para o duelo das oitavas da Libertadores, a comissão técnica pretende intensificar trabalho de recondicionamento físico.
 
5 - Recuperação do moral após eliminação no Paulista
Elias lamenta pênalti perdido contra o Palmeiras na decisão por pênaltis da semifinal do Paulistão - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL
Vários jogadores do Corinthians sentiram o golpe causado pela eliminação em Itaquera para o rival Palmeiras, pelo Paulistão. Elias e Petros, que perderam pênaltis, foram os que mais sentiram a saída do clube do campeonato. Dias depois, o time alvinegro perdeu para o São Pauo, no Morumbi.
 
Com o intuito de descansar a mente e recuperar o fôlego, o elenco do Corinthians ganhou dois dias de folga no fim de semana. Nesta segunda-feira, a equipe inicia trabalho visando ao jogo frente ao Guaraní/PAR. 
 
6 - Fábio Santos ou Uendel?
Fábio Santos retornou recentemente de cirurgia, enfrentou o Palmeiras na semana passada, mas ainda não assegurou vaga entre os titulares. No jogo contra o São Paulo, Uendel foi o titular na lateral-esquerda. 
 
Neste longo período de treinos para as oitavas, Tite quer uma resposta definitiva sobre a recuperação física de Fábio Santos, que deverá ser o escolhido para o compromisso no Paraguai.