Topo

Emerson e Mendoza são denunciados por expulsões e podem perder até 6 jogos

Corinthians tentará desqualificar "conduta violenta" para "atitude antidesportiva" - Ricardo Nogueira/Folhapress
Corinthians tentará desqualificar "conduta violenta" para "atitude antidesportiva" Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Bruno Thadeu e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 16h26

Os atacantes Emerson Sheik e Stiven Mendoza foram denunciados pelas expulsões ocorridas no clássico vencido pelo São Paulo, por 2 a 0, na rodada final da fase de grupos da Copa Libertadores, no Morumbi.

As expulsões dos dois foram enquadradas como “conduta violenta”, cuja pena varia de 3 a 6 jogos de suspensão em jogos pela própria Copa Libertadores. O Corinthians foi informado sobre a denúncia na manhã de segunda-feira pela Conmebol. 

O departamento jurídico do clube tentará desqualificar o item que cita "conduta violenta". O prazo para defesa alvinegra é até quarta-feira.

"Através de imagens, vídeos, vamos mostrar que houve atitude antidesportiva, que é bem diferente de conduta violenta. Acontece que a Conmebol fez denúncia conforme o que o árbitro escreveu na súmula. E ele [árbitro] carregou nas cores", disse o advogado do Corinthians, João Zanforlin, ao UOL Esporte.

"O Mendoza nem tocou no Luis Fabiano. Todos viram isso. E é um grande exagero dizer que Emerson agrediu o adversário", prosseguiu Zanforlin.

Se o Corinthians conseguir alterar para atitude antidesportiva, a pena máxima para os corintianos será de uma partida.

O artigo 10 do Código Disciplinar da Conmebol estabelece suspensão de uma partida por atitude antidesportiva (ofender rival) ou por jogada brusca (uso exagerado de força). Neste mesmo artigo é informado que a punição pode ser aumentada em caso de conduta violenta ou agressão ao adversário.