Topo

Tite admite que Guerrero pode não suportar 90 minutos no Paraguai

Guerrero retorna ao Corinthians após quatro jogos como desfalque por dengue - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Guerrero retorna ao Corinthians após quatro jogos como desfalque por dengue Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 18h13

Foram 12 dias de treinamentos para recuperar a condição física do elenco, mas os resquícios de dengue ainda trazem alguma limitação para Paolo Guerrero. Nesta segunda-feira, antes de embarque para enfrentar o Guaraní-PAR, o treinador Tite admitiu que o peruano pode não suportar 90 minutos no duelo da Copa Libertadores na quarta. 

"A impressão que eu tenho é essa (que ele está mais magro), mas não tenho dados. É normal nessa retomada, mas está em uma condição já muito boa, com nível de força. De jogar senão a partida toda, mas uma grande parte dela", explicou Tite. 
 
"Ele está em um nível de enfrentamento bom. No sábado, enfrentar Yago e Edu Dracena no time que não inicia, não foi fácil. O nível dos enfrentamentos nossos foram altíssimos. No domingo ele teve a intensidade parecida com o jogo. Ele está um pouquinho abaixo do seu padrão normal, mas muito bem", admitiu o treinador.
 
Tite confirmou que Luciano será o substituto na vaga de Emerson Sheik e explicou os motivos. "Está definido desde domingo com a mesma equipe, com Luciano do lado esquerdo. A possibilidade de jogador mais agressivo era dele ou Malcom. (Pesou) O bom momento nos treinamentos, por ser um jogador agressivo, jogador com característica de gol. Estou tranquilo com os dois, mas o Luciano começa", disse. 
 
Para o treinador, a principal possibilidade depois de 14 treinamentos é fazer o time ser mais regular. "Não vai ter jogo segunda, quinta, terça, e nem sequência de pré-Libertadores. Vamos conseguir harmonizar e equilibrar um pouco essas ações para equilibrar o padrão e não oscilar tanto. Caiu um pouco o padrão (do time) e oscilou dentro dos jogos. Vamos ver se a gente consegue padronizar nas duas competições (Libertadores e Brasileiro, que começa domingo)", explicou.
 
Ele ainda foi questionado sobre qual balanço faz do período com um total de 14 treinamentos. "Como tudo na vida, bom por um lado, pela recuperação física, pela possibilidade de treinamentos. Em termos pessoais, inclusive de estar mais próximo da família. E o lado ruim é a ansiedade do último jogo que perdeu (para o São Paulo) e da vontade de jogo logo em seguida para retomar o que tínhamos", comentou o treinador.  
 
Confira mais declarações de Tite:

RESPONSABILIDADE MAIOR
 
Não quero cometer falta de ética e respeito profissional e comparar em relação ao Guaraní, mas temos responsabilidade muito grande. Temos que assumir que queríamos ganhar muito o Paulista, parabenizar quem chegou e o Santos que ganhou o título. Assumo de forma pública que queríamos muito. A responsabilidade do Corinthians é muito grande. Quem respeita é um cara que ganhou título gaúcho com Caxias em cima de Grêmio com Ronaldinho e Zinho. 
 
TIME EXPERIENTE
 
Experiência é bom com tesão juntos. Só experiência não conta. Se não tiver ambição, olho brilhando, se não cativar o que faz...é ter satisfação da preparação da equipe, isso é importante. Não é só experiência, é equilibrar esses dois lados. 
 
DANILO FORA DA DISPUTA PELA VAGA DE SHEIK
 
A posição e função do lado do campo é de quando a bola está do lado direito, ter um jogador agressivo para concluir (na esquerda) junto com Guerrero. É função dele (atacante) quando a jogada se desenha do lado direito. Danilo tem uma função mais central, fica ruim para ele. 
 
MALCOM COM POUCA OPORTUNIDADE
 
Tenho cuidado para não ficar comparando com o ano passado, mas o Malcom foi utilizado esse ano. Fez 3 gols esse ano. Ficamos com opções que o técnico mede o momento de cada um. Emerson entrou, fez gol, Mendoza fez gol no Palmeiras, fez outros bons jogos. Jogadores da mesma função. Chamei Malcom, disse que daqui a pouco se decide escalação por um detalhe ou outro. Começa Luciano, mas daqui a pouco a oportunidade vai surgir dentro do jogo, assim como ele fez dois gols contra Portuguesa.