Topo

Ceni define futuro do São Paulo e da carreira contra suas maiores vítimas

Fábio olha para bola após sofrer gol de pênalti de Rogério Ceni, no Morumbi - Alexandre Schneider/Getty Image
Fábio olha para bola após sofrer gol de pênalti de Rogério Ceni, no Morumbi Imagem: Alexandre Schneider/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 12h00

Rogério Ceni, 42, vive boa fase com a bola nos pés em 2015. O capitão já marcou quatro gols na temporada - dois em cobranças falta. Nesta quarta-feira, Ceni joga a partida em que mais tem chance de marcar gols: contra o Cruzeiro e contra o goleiro Fábio. Pelo menos é o que mostra o histórico do capitão são-paulino contra o clube mineiro e contra o companheiro de posição.

O Cruzeiro é, ao lado do Palmeiras, o clube que mais sofreu gols do goleiro. Foram sete vezes em que Rogério Ceni balançou as redes contra o rival mineiro. A primeira delas no Brasileirão 2005 e a última delas no Brasileirão de 2014, em setembro, no Morumbi, em cobrança de pênalti. Dos sete gols, cinco foram em cobrança de pênaltis, um em cobrança de falta e um em bola rolando - o único da carreira de Ceni, marcado no Brasileirão de 2006 após cobrança de falta ensaiada com o volante Josué.

Da mesma forma, é Fábio o goleiro que mais vezes sofreu gols de Rogério Ceni. Também são sete vezes em que marcou contra o companheiro de posição - seis vezes atuando pelo Cruzeiro, uma vez pelo Vasco. E Fábio será mais uma vez titular do Cruzeiro nessa quarta-feira.

No Morumbi, Rogério Ceni começa nessa quarta a definir não só o futuro do São Paulo na temporada como o próprio destino. O veterano tem contrato até o início de agosto e a renovação está condicionada ao título da Libertadores, para jogar um possível Mundial de clubes no fim do ano. Pelo que foi combinado, se não houver título não haverá renovação. O próprio goleiro já afirmou que pretende dar palestras a empresas e estudar para ser treinador quando pendurar as chuteiras.

Um quinto gol na temporada nessa quarta-feira, contra suas vítimas preferidas, faria Rogério Ceni chegar a 128 gols na carreira e pelo São Paulo, marca que o igualaria a Raí como o 10º no ranking dos maiores artilheiros do clube.