Topo

Inter tem histórico com lado bom e lado ruim contra brasileiros

Inter tem mais derrotas do que vitórias contra brasileiros, mas só foi eliminado uma vez - Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Inter tem mais derrotas do que vitórias contra brasileiros, mas só foi eliminado uma vez Imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2015 12h15

A história do Internacional contra brasileiros na Libertadores tem um lado bom e outro ruim. Ao mesmo tempo em que acumula mais derrotas do que vitórias em confrontos diretos, o Colorado conta com o retrospecto de ter sido eliminado apenas uma vez por um adversário local. Foi em 2012, contra o Fluminense. Diante do Atlético-MG, nesta quarta-feira (06), o time dirigido por Diego Aguirre leva tudo isso a campo no jogo de ida das oitavas de final.

Entre 1976 e 2012, o Inter disputou 22 jogos contra brasileiros na Libertadores. Na lista estão Cruzeiro, Corinthians, Vasco, Bahia, Flamengo, São Paulo, Santos e Fluminense. Conseguiu cinco vitórias, oito empates e nove derrotas. Fora do Beira-Rio, o Colorado só uma vitória: no jogo de ida da final de 2006, no Morumbi, quando Rafael Sóbis aterrorizou a zaga comandada por Lugano.

Mas nos confrontos de mata-mata, a vantagem é toda do Inter. Em 1989, com um gol de Diego Aguirre, o Colorado despachou o Bahia. Em 2006 faturou o título diante do São Paulo e quatro anos mais tarde eliminou o tricolor paulista na semifinal. Somente em 2012 veio o tropeço. Empate sem gols no Beira-Rio e derrota por 2 a 1 no Rio de Janeiro deram a vaga ao Fluminense, então comandado por Abel Braga.

“Os times brasileiros são mais fortes e para ser campeão, temos que ganhar de todo. Mas se eu pudesse escolher, não gostaria de enfrentar um time brasileiro. A dificuldade existe para os dois. Quem cometer um erro pode perder a classificação. Será um jogo muito tático, de concentração”, comentou Diego Aguirre.

O Internacional deve atuar com: Alisson; William, Ernando (Alan Costa), Juan e Alan Ruschel (Ernando); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Sasha, D'Alessandro e Valdívia; Lisandro López.