Topo

Larga vantagem do São Paulo diante do Cruzeiro vira pesadelo em mata-mata

São Paulo e Cruzeiro se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores 2009 - Daniel Kfouri/AP Photo
São Paulo e Cruzeiro se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores 2009 Imagem: Daniel Kfouri/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 06h00


O São Paulo dará início nesta quarta-feira à luta por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Na disputa, o time terá de superar o Cruzeiro, equipe que leva a pior no restrospecto geral diante do clube paulista, mas supera o rival no histórico das disputas de mata-mata entre eles.

As equipes já se enfrentaram em 69 oportunidades, com 32 vitórias do São Paulo e apenas 16 do Cruzeiro. O cenário, entretanto, é diferente nos confrontos eliminatórios. Em seis disputas de mata-mata, o time mineiro conseguiu eliminar o rival quatro vezes, com cinco vitórias em 12 jogos.

Pela Libertadores, os times se encontraram nas quartas de final, em 2009 e 2010. O vencedor nas duas ocasiões conseguiu a classifição às semifinais depois de vencer os dois jogos. Primeiro, o Cruzeiro eliminou o São Paulo e um ano depois levou o troco.

Os rivais já haviam se enfrentado em duas competições continentais, com decisões nos pênaltis. O fato se deu em 1993, na final da Recopa, com vitória do São Paulo nos pênaltis após dois empates por 0 a 0. No Mineirão, a equipe de Telê Santana fez 4 a 2 e levantou o troféu. Em 1995, o troco cruzeirense nas quartas de final da Supercopa da Libertadores -- após perder em casa por 1 a 0, o time venceu pelo mesmo placar no Morumbi.

Na final da Copa do Brasil de 2000, o Cruzeiro arrancou um empate sem gols no Morumbi. Na volta, conseguiu virar a partida ao marcar o gol da vitória no último minuto, com o meia Geovanni, de falta. Sete anos antes, o time mineiro também levou a melhor sobre o São Paulo. Na ocasião, uma vitória por 2 a 1 fora de casa decidiu o duelo (no Mineirão, o empate por 2 a 2 deu a vaga na semifinal ao Cruzeiro).   

Decisões e grandes jogos

O São Paulo conseguiu, no ano passado, derrotar o Cruzeiro, então líder do Brasileirão. A vitória por 2 a 0 no Morumbi deu esperanças ao time paulista na busca do título. A vantagem mineira, naquela oportunidade, caiu para quatro pontos (46 a 42) -- mais de 58 mil pessoas assistiram à partida.

Em 1998, em Belo Horizonte, o Cruzeiro fez 5 a 1 no São Paulo na fase de grupo da Copa Mercosul. Com isso, a equipe vingou a goleada são-paulina por 5 a 0 em pleno Mineirão, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Confrontos de mata-mata entre São Paulo e Cruzeiro

1993 - Copa do Brasil (quartas)
São Paulo 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 São Paulo

1993 - Recopa (final)
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 São Paulo

1995 - Supercopa (quartas)
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 1 Cruzeiro

2000 - Copa do Brasil (final)
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo

2009 - Libertadores (quartas)
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Cruzeiro

2010 - Libertadores (quartas)
Cruzeiro 0 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro