Topo

Por que substituto de Sheik ainda precisa convencer Corinthians nesta noite

Tite observa Luciano: em maio, ele terá a primeira grande chance do ano - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Tite observa Luciano: em maio, ele terá a primeira grande chance do ano Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 06h00

"O Luciano é jogador-gol. É jogador com característica de gol".

A forma como Tite definiu o substituto de Emerson Sheik para Corinthians x Guaraní-PAR, nesta quarta-feira, mostra qual é a intenção para o jogo marcado para 19h45 (de Brasília). Por mais óbvio que possa parecer, o treinador recorreu a um jogador que tem a finalização e o oportunismo como diferenciais quando a tendência natural seria optar por Malcom, atacante que marca ligeiramente melhor, tem característica de armação e tem mais ritmo no momento.

Luciano entendeu o recado de que a chance no Paraguai é de ouro. Quem convive com o atacante diz que ele está ciente disso e bastante motivado para o jogo de oitavas de final da Copa Libertadores. Nos últimos meses, o estafe do jovem de 21 anos teve que pedir paciência para que ele esperasse oportunidade. Não tem sido fácil.

Vice-artilheiro do Corinthians em 2014, Luciano só tem mais minutos em campo nesse ano que Romero entre todos atacantes. Não jogou nenhum clássico e, na Libertadores, teve quatro minutos diante do Once Caldas-COL. Para quem foi titular no primeiro treino da pré-temporada, a sensação de Luciano é que o espaço diminuiu pouco a pouco. Essa oscilação dele na equipe, vale recordar, ocorreu no ano passado por motivos de jogo e também extracampo.

Tite afirma que a questão técnica definiu a hierarquia com Emerson titular e Mendoza como reserva imediato. No Paraguai, ambos estão suspensos, e a forma como o substituto mereceu atenção no treinamento da última segunda ilustra como ele ainda precisa se adaptar ao sistema de jogo de 2015. O diagnóstico interno é que Luciano, entre todos os atacantes do elenco, é aquele que se dedica menos à marcação. Por outro lado, talvez seja o melhor finalizador. Neste ano, ele só anotou uma vez.

Recentemente, antes de o treinador dar um sinal positivo para Luciano com a oportunidade de jogar, a diretoria do Corinthians também se mexeu. De maneira breve, avisou ao estafe do atacante que pretende exercer a opção de compra de mais 25% de direitos econômicos dele por R$ 1 milhão, o que dobraria a porcentagem do clube. Essa possibilidade é prevista em contrato, mas acaba no fim do mês e a situação financeira do clube é difícil. Um jogo do tamanho desta quarta-feira, de Libertadores, pode apressar ou retardar essa decisão - e o Flamengo tem interesse.

Com Paolo Guerrero e Fábio Santos de volta à equipe titular, Corinthians e Guaraní-PAR decidem o direito de enfrentar Montevidéu Wanderers-URU ou Racing-ARG pelas quartas de final da Libertadores. O jogo de volta, por sua vez, será na próxima quarta-feira, na Arena Corinthians.

FICHA TÉCNICA

GUARANÍ-PAR x CORINTHIANS

Local: Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 06 de maio de 2015, quarta-feira
Horário: 19h45 (de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran e Richard Trinindad (ambos do Uruguai)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Luciano; Guerrero.
Treinador: Tite

GUARANÍ: Aguilar, Patiño, Cáceres e Maldonado; Filipini, Luis de la Cruz, Palau, Mendoza e Bartomeus; Santander e Benítez.
Treinador: Fernando Jubero