Topo

Favorito e com o ataque mortal: como os argentinos veem o Cruzeiro

Marquinhos é um dos principais jogadores do ataque do Cruzeiro na atual temporada - PAULO FONSECA/EFE
Marquinhos é um dos principais jogadores do ataque do Cruzeiro na atual temporada Imagem: PAULO FONSECA/EFE

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2015 06h01

Na Argentina desde a madrugada de quarta-feira, o Cruzeiro enfrenta o River Plate nesta noite, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O bicampeão brasileiro consecutivo chega ao país com mudanças em relação ao ano passado. Mesmo assim, membros da imprensa local creem que os comandados de Marcelo Oliveira são favoritos nesta fase do torneio.

Um ponto fundamental faz com que a equipe brasileira seja a mais cotada para vencer o confronto: o ataque. Mesmo que não tenha números semelhantes aos da temporada anterior, quando balançou as redes adversárias 141 vezes em 76 jogos – 1,85 gol por compromisso –, o sistema ofensivo cruzeirense segue respeitado, com 39 gols em 26 partidas – 1,5 gol por duelo.

“O Cruzeiro me parece uma equipe dinâmica que por meio de sua velocidade colocará empecilhos ao River Plate. Inclusive vejo o Cruzeiro como favorito nas quartas de final. Esta fase será decidida pela eficácia, porque ambos os times vão gerar muitas chances de gol. Será um confronto muito igual. O que melhor fizer a sua parte passará”, afirmou Joan Vazquez, jornalista no Diário Olé, de Buenos Aires.

“A principal arma do Cruzeiro será a velocidade de seus atacantes. A equipe do River Plate deve tentar manter a posse de bola. Caso contrário, os contragolpes do Cruzeiro podem levar danos ao River Plate”, acrescentou o repórter.

Joan Vazquez não é o único a confiar no poderio ofensivo do Cruzeiro para alcançar um triunfo sobre o River Plate. Em seu programa na TV Olé, o jornalista Ariel Senosian destacou o sistema ofensivo celeste, que tem Leandro Damião, autor de 13 gols em 19 partidas, como protagonista.

“O Cruzeiro é uma equipe que joga com linhas compactas e compromisso geral para se defender, mas tem um ataque muito bom. Não é à toa que, no jogo contra o São Paulo (pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América), no Mineirão, Leandro Damião contribuiu com um triunfo”, salientou.

“O próximo adversário do time de Gallardo, ainda que seja bicampeão brasileiro, é uma aposta. O Cruzeiro perdeu nomes importantíssimos, como Ricardo Goulart, Marcelo Moreno e Éverton Ribeiro, além de Lucas Silva, negociado para o Real Madrid. Com todos esses milhões de euros, o Cruzeiro trocou o plantel quase todo. Entre as principais chegadas estão Leandro Damião, o mais cobiçado, e Giorgian De Arrascaeta, a última grande revelação do futebol uruguaio. É dele que depende a criação (de jogadas) do Cruzeiro”, completou.

Embora chegue respeitado a Buenos Aires, onde enfrenta o River Plate nesta quinta-feira, às 22h, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, o Cruzeiro terá que melhorar o seu aproveitamento na temporada. Até o momento, o time de Marcelo Oliveira disputou 26 partidas, obtendo 12 vitórias, sete empates e sete revezes.

Ficha técnica
River Plate (ARG) x Cruzeiro

Data e hora: 21/5/2015, às 22h (de Brasília)
Local: estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza e Marcelo Barraza

River Plate
Marcelo Barovero; Gabriel Mercado, Jonatan Maidana, Ramiro Funes Mori e Leonel Vangioni; Carlos Sánchez, Matías Kranevitter, Leonardo Ponzio e Gonzalo Martínez; Rodrigo Mora e Teófilo Gutiérrez.
Técnico: Marcelo Gallardo.

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Eugenio Mena; Willians, Henrique, Giorgian De Arrascaeta e Willian; Leandro Damião e Marquinhos.
Técnico: Marcelo Oliveira.