Topo

Aguirre revela nervosismo e até insônia antes de reencontrar o Santa Fe

Técnico manteve dúvida sobre ataque. Inter precisa reverter desvantagem - Alexandre Lops/Divulgação AI Inter
Técnico manteve dúvida sobre ataque. Inter precisa reverter desvantagem Imagem: Alexandre Lops/Divulgação AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

26/05/2015 13h47

Diego Aguirre deu uma entrevista coletiva com dose extra de sinceridade nesta terça-feira (26). Na véspera de encarar o Santa Fe, precisando vencer por dois gols de diferença, o treinador do Internacional admitiu estar muito nervoso e falou até em insônia por conta do duelo válido pelas quartas de final da Libertadores.

“Eu não estou tranquilo, só pareço estar assim. Estou muito nervoso, é difícil dormir, passar o dia todo pensando no jogo. Tranquilo nada, impossível. O jogo será o mais importante do ano para nós, para todos do Inter”, disse o uruguaio. "Talvez depois deste jogo podemos ter outro mais importante, mas este de agora é o jogo do ano. Estou ansioso, a mesma coisa que sentem os jogadores e a torcida. Tenho que tentar transmitir tranquilidade e conceitos claros para os jogadores", acrescentou.

A franqueza do técnico se explica pelo jogo de ida, em Bogotá. Depois de suportar a pressão do Santa Fe e levar duas bolas na trave, o Inter levou um gol aos 46 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time gaúcho entra pressionado na quarta-feira. Apesar de abrir o jogo sobre como se sente antes da partida, Diego Aguirre manteve a dúvida sobre a escalação.

“Já tomei a minha decisão, mas não vou falar. Também tenho dúvidas, até porque às vezes imagino coisas e não acontecem”, comentou Aguirre. “São quatro jogadores para três vagas”, completou ao falar de Valdívia, Sasha, Nilmar e Lisandro López.

A tendência é que o centroavante argentino sobre do time – mesmo após ser titular nas últimas três partidas do Colorado na Libertadores. Inclusive fazendo gols nos dois jogos contra o Atlético-MG. Confira outras respostas de Diego Aguirre na coletiva.

Criar mais após a derrota na Colômbia

Sim, é verdade, fiquei muito chateado com o último jogo. Ninguém gosta de perder e ainda mais com o gol no final, no último lance. Mas não dá mais para mudar isso, a primeira parte já passou e temos uma decisão. Óbvio que ter perdido lá condicionou o jogo, mas a diferença não é tão grande. Está dentro do provável que o Inter vai fazer um gol, claro que temos de defender também. Sei é que estamos bem, com muita vontade de fazer as coisas bem e mentalizados para fazer um grande jogo.

Como buscar equilíbrio para o jogo

Alguns riscos você tem que assumir, às vezes é difícil ter um equilíbrio total. É preciso jogar, provar, e a obrigação de vencer que temos nos faz ficar menos em uma posição defensiva. É assim sempre para o time mandante, procurando o gol a todo momento e sem a bola todos voltando para defender. Sabemos que o adversário é muito difícil e vai ser um jogo decisivo. Um dos dois times vai se classificar e eu espero que seja o Inter.

Atmosfera do estádio pesando no time, com ansiedade

A atmosfera é boa, positiva, vai nos ajudar. O clima de ansiedade é natural, inclusive entre nós, todos querem vencer. Mas também é real que temos 90 minutos para fazer um gol. Este é o nosso objetivo mínimo. O importante é ter o resultado quando o juiz apitar pela última vez. Se fizermos três gols antes do intervalo, ótimo, mas temo o jogo todo.

Um pedido para os jogadores, além do gol

Estou tranquilo, falo sempre para eles darem o máximo e isso é garantido. O time pode até jogar mal, é algo que pode acontecer, cometendo erros e tal. Mas a atitude e entrega, a solidariedade do time, vai ser espetacular. Depois são coisas do futebol.

Lisandro e Nilmar juntos

Claro que podem jogar juntos, são espetaculares. Se complementam e podem estar juntos, sim, sim.

Geferson e o ombro

Ele está bem, tirando ele por precaução, para cuidar ele. Treinou normal ontem e hoje e nem penso nessa situação do Geferson ter problema.

Nilmar ou Lisandro, qual a melhor opção

Podem jogar os dois, quando falei que o Inter não tem mudar era sobre a intensidade, a velocidade do jogo, a pressão. Não importa quem vai começar. Se eu falo que tenho Sasha, Valdívia, Nilmar e Lisandro, para tirar três titulares, muitos de vocês vão ter opções diferentes. Eu vou escolher três deles e estou tranquilo, todos estão em boa fase e motivados. Um deles vai para o banco, mas com grande possibilidade de entrar no jogo.

Time base definido

Isto ajuda muito, fomos jogo a jogo melhorando. Tivemos momentos difíceis no começo, mas a equipe foi entrosando. Pegando mais ritmo de jogo também. O último mês do Inter foi muito bom, começando pelo jogo no Chile e com os Gre-Nais, o Atlético-MG. Coisas que vão fazendo acreditar mais.

Santa Fe fechado ou proponho jogo

Eles têm bom jogo, vão tentar propor também. Não imagino o Santa Fe só se defendendo. Podemos pressionar eles e aí eles não peguem a bola, mas não por uma ideia deles. Tenho certeza de que vão marcar, tentar fazer um gol. Foram bem fora de casa, marcaram três gols no Chile contra o Colo Colo. Contra o Estudiantes perderam, mas fizeram um gol.

Valdívia e Sasha com liberdade maior agora

Tanto Sasha como Valdívia trabalharam muito no jogo na Colômbia, contra o Atlético também, mas pelo rival nos empurrar para o nosso campo. Eles fizeram um esforço espetacular. É difícil ter essa possibilidade de defender e atacar, o campo é muito longo. Mas o jogo aqui vai ser diferente, imagino eles mais no ataque do que na defesa. Mas também precisam ajudar. Espero que seja um jogo com o Inter controlando a bola. Sem tanta ida e volta, além da altitude.

Bola parada do Santa Fe

Temos que estar bem concentrados na marcação, nas marcações individuais e tudo. Está dentro de tudo, é uma coisa que eles são fortes e tentaremos neutralizar.