Topo

Como o Cruzeiro se reergue após perder mais de meio time? Veja 4 motivos

Fábio é fundamental para bom momento do Cruzeiro na Copa Libertadores da América - Douglas Magno/AFP
Fábio é fundamental para bom momento do Cruzeiro na Copa Libertadores da América Imagem: Douglas Magno/AFP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/05/2015 06h00

Cinco meses após desmontar um plantel vitorioso, perdendo seis jogadores considerados titulares, e cerca de 30 dias depois da eliminação precoce no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro se reergueu. O bicampeão brasileiro necessita apenas de um empate com o River Plate, da Argentina, para alcançar a semifinal da Copa Libertadores da América. O bom momento recente da equipe é resultado do trabalho realizado por Marcelo Oliveira.

“O Cruzeiro trocou seis jogadores da equipe principal, que foram negociados. (Contra o River Plate) Encontramos o jogo certo, muito competitivo. Em um campeonato como a Libertadores há necessidade de brigar muito, de competir”, afirmou o treinador, que encontrou uma boa sintonia no torneio internacional.

Mas o que fez o time mineiro superar as perdas de Egídio, Lucas Silva, Nilton, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno? O UOL Esporte lista quatro motivos essenciais para o bom momento do clube na disputa da Libertadores:

1) Time titular tem sequência
Marcelo Oliveira decidiu apostar em uma escalação. Depois de efetuar algumas trocas, o treinador encontrou os 11 jogadores ideais para a formação da equipe. Desde o jogo contra o São Paulo, pelas oitavas de final, no Mineirão, o comandante aposta em uma formação. Em relação à partida de ida dessa fase, houve apenas uma mudança: Bruno Rodrigo substituiu Léo por opção técnica.

Nesta quarta-feira, diante do River Plate, também no Gigante da Pampulha, a escalação deve ser mantida pelo treinador. A expectativa é que os mesmos atletas que enfrentaram o time argentino no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, estejam em campo.

2) Trio vive momento inspirado
Três jogadores do time comandado por Marcelo Oliveira têm se destacado: Fábio, Marquinhos e Leandro Damião. O goleiro foi fundamental nas oitavas de final ao fazer ótimas defesas no Morumbi, na partida de ida, e no Mineirão, no confronto de volta, quando fez a diferença na disputa de pênaltis e defendeu as cobranças do atacante Luis Fabiano e do zagueiro Lucão, contribuindo para a classificação do Cruzeiro.

Marquinhos tem sido o principal nome do meio de campo do Cruzeiro. O camisa 30 foi crucial para o triunfo sobre o River Plate na partida de ida das quartas de final. Ele anotou o gol da vitória do bicampeão brasileiro sobre a equipe comandada por Marcelo Gallardo.

Leandro Damião é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 13 gols anotados e 20 partidas disputadas. O centroavante aparece entre os principais goleadores do país e se destaca, sobretudo, pela voluntariedade.

3) Reservas têm resolvido
Nada como contar com boas opções para mudar a cara de uma partida. No triunfo do Cruzeiro sobre o River Plate, na semana passada, Marcelo Oliveira precisou acionar Gabriel Xavier, meia-atacante que tem sido o 12º jogador da equipe nas últimas partidas, para assegurar o resultado. O apoiador de 20 anos entrou na vaga do atacante Willian e deu o passe que culminou no gol de Marquinhos.

O volante Charles também aparece como uma boa opção do comandante entre os suplentes. No empate com a Ponte Preta, no domingo passado, no Mineirão, ele foi o responsável por marcar o primeiro gol da equipe no Campeonato Brasileiro. O meio-campista ainda contribuiu positivamente na vitória sobre o time de Marcelo Gallardo, na quinta-feira anterior.

4) Atuar como visitante ficou mais fácil
Nos dois anos que se sagrou campeão brasileiro, a equipe mineira ficou conhecida pelos triunfos obtidos no Mineirão. Em 2015, todavia, o panorama foi alterado e os comandados de Marcelo Oliveira destacam-se mais fora de seus domínios. Como visitante, o aproveitamento do Cruzeiro é de 66,67%. O time obteve oito vitórias, dois empates e três derrotas, enquanto atuando como mandante o rendimento cai para 47,22%, com quatro triunfos, cinco igualdades e três revezes.