Topo

Quem é que manda? Cruzeiro tem 100% de rendimento contra o River em casa

Cruzeiro venceu o River Plate, na Argentina, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores - EFE/Juan Ignacio Roncoroni
Cruzeiro venceu o River Plate, na Argentina, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores Imagem: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Do UOL, em Belo Horizonte

26/05/2015 18h13

O Cruzeiro não tem um bom aproveitamento como mandante em 2015, mas quando o assunto é enfrentar o River Plate, da Argentina, em seus domínios, não há o que incomode o atual bicampeão brasileiro. Em seis partidas diante dos hermanos dentro de sua casa, a equipe mineira nunca sofreu uma derrota sequer. Pelo contrário. Obteve 100% de aproveitamento diante deste adversário.

Nesta quarta-feira, às 22h, o time de Buenos Aires volta a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Os argentinos precisam de um triunfo para chegar à semifinal e, para os brasileiros, um empate é o suficiente para garantir a classificação.

O retrospecto joga a favor do mandante. Na primeira vez que se enfrentaram, pela decisão da Copa Libertadores de 1976, a equipe da capital mineira aplicou 4 a 1 no rival. Onze (11) anos mais tarde, eles voltaram a se confrontar em um torneio que celebrou 20 anos do Mineirão. Novo triunfo brasileiro. O placar, entretanto, foi mínimo: 1 a 0.

Os dois clubes se reencontraram somente na década de 1990. Os dois primeiros ocorreram em 1991 e 1992, ambos pela Supercopa dos Campeões da Libertadores, e terminaram 3 a 0 e 2 a 0 para o Cruzeiro, respectivamente. Na Mercosul de 1998, 2 a 0 para o time mineiro. E na Recopa do ano seguinte, o placar foi o mesmo: 2 a 0.

Apesar do retrospecto favorável diante do River Plate, os jogadores do Cruzeiro evitam o clima de oba-oba e preveem um confronto difícil na noite desta quarta-feira.

“Vai ser parecido com o jogo de lá, times atacando e criando oportunidades. Nós conseguimos fazer o gol, eles não. Argentinos são sempre complicados, mas temos que fazer como contra o São Paulo e ficar em cima para conseguir o gol e sair com a classificação”, declarou Leandro Damião.