Topo

Aguirre admite Inter nervoso, mas fala em sonho e até 'cervejinha'

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/05/2015 22h58

Diego Aguirre foi expulso antes da metade do segundo tempo, viu de longe o Internacional marcar aos 42 minutos e voltou ao campo para comemorar, e muito, a vaga nas semifinais da Copa Libertadores. A noite tensa para o treinador terminou com reiterados elogios ao time, citação a um sonho e até promessa de cervejinha para celebrar a vitória de 2 a 0 em cima do Santa Fe.

O alívio do uruguaio se justifica. Antes da partida, ele chegou a revelar estar sofrendo de insônia. No campo, o Inter fez um gol cedo e depois parou até o intervalo. Na etapa final, fez uma blitz e mesmo assim só foi marcar o segundo gol depois de ter 11 contra nove.

“Encontramos um gol rapidamente e aí ficamos um pouco nervosos, eu acho. Não conseguimos ter a bola e isso fez o adversário vir em cima de nós. Eles não tiveram mais do que uma chance de gol, não me lembro de outra chance. No segundo tempo melhoramos, botamos o time para fora e tivemos tranquilidade para jogar e qualidade para superar um grande adversário. Vencemos um time que ganhou no México, que é muito forte. Não tem jogo ideal, não tem jogo fácil, e tem que sofrer. Libertadores é assim. Me senti orgulhoso do que o Internacional fez para estar na semifinal da Libertadores. Uma coisa maravilhosa e o sonho nosso continua”, disse Diego Aguirre.

Se o sonho dele prossegue, a celebração tem data para começar e terminar. Antes de voltar a dormir bem, o técnico já sabe bem o que fazer: celebrar um copo de cerveja e uma ligação para casa.

“Agora estou tranquilo. Dormirei bem, tomarei uma cervejinha. É algo muito bom, como uma seria uma tristeza enorme deixar passar uma oportunidade. Não dormiria caso não tivéssemos passado. Vou falar com a minha família e estaremos muito bem”, revelou. Confira outras respostas do treinador.

Jovens maduros no time

Ano passado eles estavam no time B, estão jogando seus primeiros jogos na equipe principal do Inter. São jogadores extraordinários. Estou muito feliz com os meninos. E se acontecer algo ruim, a culpa não é deles. Estão dando de tudo e tentando aproveitar suas chances, como o Valdívia. Estão ajudando o time mesmo. Todos nós estávamos nervosos, até Juan, que também fez parte deste momento em que eles pressionavam e não conseguimos controlar a bola. Às vezes o gol faz o adversário ir para frente e quem marca fica atrás. Faz parte do futebol. Único time que não faz isso é o Barcelona. Defender faz parte do futebol, mas reitero, não lembro uma situação sequer de gol do adversário. Então a resposta foi excelente.

Valdívia no banco

Um tinha que ficar fora e se tivesse ficado fora o Sasha a pergunta seria com ele. Ou com Lisandro, Nilmar. A verdade é que, primeiro, para tentar surpreender o rival. Ter o D’Alessandro mais na direita e dois de área. E também pensei um pouco mais na experiência, na maturidade de Lisandro e Nilmar. Além disso, Valdívia quando entra vai muito bem. Talvez seja a melhor opção para entrar na segunda parte o Valdívia. Todas essas coisas eu analisei e pensei no melhor. Foi bom que o Valdivia estivesse fora para entrar. Foi muito bem.

Expulsão por invadir o campo

Fui expulso porque achei injusto o que aconteceu. Era para cartão e aí seria cartão vermelho, mas depois pedir desculpas ao árbitro. Isso não pode acontecer, mas com os nervos, a tensão, acontece esse tipo de coisa. Mas também penso que depois daquilo, os cartões saíram mais merecidamente e os jogadores deles foram bem expulsos.

Estratégia de controlar o jogo e depois ir para cima

Normalmente temos um primeiro tempo mais intenso, ok, mas não foi por eu não querer. O adversário também jogou e não conseguimos ser tão intensos. Às vezes se fala muito e criam dúvidas sobre o físico do Inter. O Inter está espetacular fisicamente. Ganhou do Atlético-MG, fez quatro gols no Chile. Nosso preparador físico é um fenômeno. Ninguém pode ter nenhuma dúvida sobre isso. Está merecidamente na semifinal da Libertadores.

Adversário da semifinal. Tigres ou Cruzeiro

Isso não tem importância, o que eu prefiro não tem porque acontecer. Eu queria ganhar hoje e classificar. Depois vamos ver o que acontece. Vamos ter um panorama mais claro ali na frente e muitos dias para nos preparamos até o próximo jogo. Agora é hora de tentar focar no Campeonato Brasileiro, ele vai servir como parte de preparação.

Tempo até a semifinal

Sinceramente, eu gostaria de jogar já na próxima quarta-feira ou em 15 dias. Mas o regulamento nos fará jogar daqui um mês e meio. Temos que montar uma estratégia para não deixar de lado o Brasileirão. E seguir fazendo o que estamos fazendo desde o primeiro dia. Vou seguir mudando o time, não repeti o time ainda e acho que não vou repetir.

Lisandro e Nilmar juntos

Gostaria de dar sequência a eles. Ter dois jogadores deste nível, de altíssimo nível... Qualquer treinador gostaria de ter estes atacantes. Eles se complementam, podem jogar juntos e são uma opção a mais para dar resposta e força.

Choro após o jogo

Foi emoção... E sentir o que foi uma grande vitória. Com tanta dedicação, tantas horas de trabalho e tanta vontade de conseguir os objetivos. E ver um grupo de jogadores dando tudo, lutando para conseguir vencer. E também uma torcida maravilhosa.

Quando os garotos ganharam chance de verdade

Não foi algo com muito planejamento. Falei que ia dar oportunidade para todos, inclusive os meninos, e foram eles que aproveitaram as chances. A única coisa que fiz foi tentar ser justo. Esquecer nome, salário. Futebol é rendimento e eles pegaram as oportunidades. William tem 19 anos e parece que tem muito mais. Rodrigo Dourado é extraordinário, com um futuro incrível. Geferson foi com o ombro meio machucado e fez um grande jogo. Eles ganharam minha confiança.