Topo

Inter de Aguirre vive nova era e abre mão de motivador no vestiário

Técnico tem estilo diferente e missão de reverter vantagem do Santa Fe no Beira-Rio - Jeremias Wernek/UOL
Técnico tem estilo diferente e missão de reverter vantagem do Santa Fe no Beira-Rio Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/05/2015 06h00

Cartazes com mensagens motivacionais, vídeos com exemplos de superação ou até filmes com histórias incríveis de gente comum que mudou de vida. Em vestiário de futebol tudo isso já foi usado para injetar ânimo nos jogadores, para tentar tirar dos atletas um algo a mais. Não no Internacional de Diego Aguirre. O uruguaio prefere palestras diretas, com ênfase nas áreas tática e técnica e assim, consolida uma nova era do Beira-Rio. O período será colocado a prova nesta quarta-feira, a partir das 19h30 (Brasília), contra o Santa Fe – em jogo das quartas de final da Libertadores e onde o Colorado é obrigado a ganhar e fazer mais de um gol.

Sem a pegada motivacional nas preleções e palestras de pré-jogo, Aguirre foca o trabalho psicológico de outra maneira. Durante a semana, no vestiário ou no campo, conversa individualmente com ou outro jogador. Comenta os números da partida mais recente, usa palavras de apoio, mas não apela para o discurso emocional.

Todas as fontes do vestiário vermelho ouvidas pelo UOL Esporte foram unanimes. Diego Aguirre é mais prático do que os outros treinadores recentes do Inter. Com recursos eletrônicos, como vídeos de quadro a quadro e apresentação de slides, ele orienta o time sobre estratégia, postura e mentalidade para o jogo a seguir. Fernandão, diretor executivo e depois técnico em 2012, citava Ayrton Senna, Roger Federer e Rafael Nadal nas preleções para motivar. Tite, com passagem pelo Inter, tinha discurso inflamado e no rival Grêmio espalhou cartazes com frases de familiares para ganhar a Copa do Brasil, em 2001. Tudo diferente do atual Colorado.

“Um cara tranquilo, com características diferentes de Dunga e Abel. Ele é mais tranquilo mesmo, mas tem comando do vestiário. O respeito é grande”, disse um dos integrantes da comissão técnica. “Ele não tem essa característica, o trabalho é técnico e no âmbito tático. Este é o ponto forte. Vídeo motivacional ele não usa, não vi este artifício ainda”, confirmou Daniel Pavan, preparador de goleiros.

As ideias de Aguirre não causaram tanto impacto, no choque de realidade com os procedimentos brasileiros, pela presença de jogadores para lá de experientes no elenco. Dida, Juan, D’Alessandro e Alex são os responsáveis por puxar o grupo para cima e fazer – em escala bem menor, o trabalho de motivação. A nova era no vestiário, sem o lado emocional, é até certo ponto radical no Beira-Rio. Isto porque o clube contou até meados de 2009 com um profissional exclusivo para esta área: Evandro Motta, agora chefe de um departamento exclusivo sobre o tema no Benfica, de Portugal, e convocado para auxiliar a seleção brasileira – onde trabalhou na Copa do Mundo de 1994.

Com o jeito Aguirre de ser, o Internacional recebe o Independiente Santa Fe em um jogo com caráter único. Dono de 100% de aproveitamento no Beira-Rio na Libertadores, sem perder no seu estádio desde novembro do ano passado, o time precisa lidar com os nervos e vencer por pelo menos 1 a 0. O placar levará a disputa por uma vaga na semifinal aos pênaltis. A partir do 2 a 0 a classificação é automática e por si só já deve motivar qualquer um.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X INDEPENDIENTE SANTA FE

Data e hora: 27/05/2015 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Auxiliares: Johnny Bossio e Victor Raez (ambos do Peru)

INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha, D’Alessandro e Valdívia; Nilmar (Lisandro López)
Técnico: Diego Aguirre

SANTA FE: Castellanos; Anchico, Mina, Meza e Mosquera; Roa, Torres, Seijas e Omar Pérez; Morelo e Luis Páez
Técnico: Gustavo Costas