Topo

Inter sofre, mas dá o troco no Santa Fe com gol no final e vai à semi

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre*

27/05/2015 21h25

A derrota em Bogotá foi devolvida pelo Internacional ao Santa Fe no Beira-Rio. Aos 42 minutos do segundo tempo, o Colorado marcou o segundo gol e eliminou o time colombiano em um Beira-Rio com novo recorde de público. A atuação não foi aquela dos sonhos, mas suficiente para Juan e Rafael Moura colocarem a equipe dirigida por Diego Aguirre na semifinal da Copa Libertadores. O jogo foi tenso, teve dois cartões vermelhos para os visitantes - Mosquera e Anchico, contudo sempre esteve mais acessível aos donos da casa.

Na Colômbia, o Inter perdeu com um gol marcado aos 46 minutos. Em Porto Alegre, o Independiente Santa Fe chegou a ter mais posse de bola, mas não resistiu a pressão do Colorado no segundo tempo. O lance que terminou com o gol de Rafael Moura gerou protesto por um erro da arbitragem. A bola bateu por último em Lisandro López e assim, não seria escanteio e sim tiro de meta. A bronca do time colombiano gerou pressão no árbitro após o apito final. O triunfo teve como destaque o zagueiro Juan, de atuação impecável, e a entrega de Lisandro López. Rafael Moura, que chegou a ser colocado na lista de negociáveis, foi vital ao marcar de cabeça.

Na semifinal, o Internacional pega Tigres-MEX, que eliminou o Emelec. O Cruzeiro até poderia cruzar o caminho do Colorado, por conta da regra que impede final entre times do mesmo país, mas o River Plate despachou o atual bicampeão brasileiro com um sonoro 3 a 0 em pleno Mineirão. Assim sendo, o chaveamento original se confirma e o time gaúcho reencontrará Rafael Sóbis (ídolo e bicampeão da América em 2006 e 2010) na próxima fase.

Fases do jogo: O começo do jogo teve um começo promissor, mas aos poucos ficou para lá de tenso. O gol de Juan logo aos 2 minutos, após escanteio da esquerda, liquidou com qualquer margem de erro do Santa Fe. Mas o mérito do Inter na bola parada não se comprovou com ela rolando no restante da primeira etapa. Ao contrário das melhores partidas do time no ano até aqui, não houve marcação pressão. A aplicação tática, contudo, foi levada ao pé da letra.

D’Alessandro quase na bandeirinha de escanteio da defesa, Lisandro López dando carrinho na intermediária e um Aránguiz incansável no meio-campo ajudaram o Inter a brecar o Santa Fe. A equipe colombiana, porém, ficou mais com a bola no pé girou muito em busca de espaços – que não apareceram.

Se o futebol não apareceu como se esperava, houve catimba e bate-boca. D’Alessandro e Mina se enroscaram fora do lance e o capitão do Colorado reclamou de agressão. Na sequência, levou um tapa no ouvido de Morelo e se irritou ainda mais. Antes do intervalo, houve espaço para Alisson errar duas saídas de bola e dar chance ao time colombiano chegar. Os dois foram para o intervalo empatados na posse de bola, 50% para cada lado, segundo estatística oficial da Conmebol. E com apenas uma finalização. Sorte do Inter que a sua conclusão entrou.

No vestiário, Gustavo Costas tirou Luis Páez e colocou Rivera. A entrada dele deixou o Santa Fe mais veloz e motivou o time visitante a tentar além do que já tinha feito. Reflexo disso, o Inter teve espaços e fez uma pressão com direito a quatro escanteios em série. D’Alessandro obrigou Castellanos a fazer boa defesa em cobrança de falta e Valdívia, pouco antes, também forçou o goleiro a agir em chute rasteiro. Mas não foi só Rivera que mudou o jogo. Mosquera e Anchico também ajudaram. O camisa seis gerou a expulsão de Diego Aguirre, que invadiu o campo para pedir um segundo cartão amarelo, e pouco depois derrubou Nilmar. É bem verdade que o atacante do Inter procurou o contato, mas o choque foi tão feito que o camisa sete do Inter teve de ser substituído. E o lateral levou cartão vermelho. O número cinco foi expulso aos 38 e deixou o jogo em ataque contra defesa por quase 10 minutos.

Aos 42 minutos, no décimo quarto escanteio do Inter na partida, D'Alessandro achou Rafael Moura. No primeiro poste, o centroavante desviou e colocou o Colorado na semifinal.

O melhor: Juan - autor de um gol logo aos dois minutos, zagueiro foi impecável nos desarmes e ajudou Inter a segurar as investidas do Santa Fe

 

O pior: Páez - centroavante foi nulo contra o gol de Alisson. Seu registro na partida foi receber cartão amarelo por reclamação no primeiro tempo.

Chave do jogo: bola parada - jogada ensaiada em escanteio garantiu ao Inter um gol cedo. Bola na rede de Juan aliviou o Colorado

Toque dos técnicos: Diego Aguirre barrou Valdívia para escalar Lisandro López e Nilmar, mas não foi por muito tempo. Aos 14, Sasha sentiu lesão no pé esquerdo e foi sacado para entrada do camisa 29. O melhor momento do Inter, porém, foi no início. Sem a bola, o esquema usado foi o 4-4-2 com D’Ale e Valdívia abertos pelos lados. No Santa Fe, o tradicional 4-3-2-1 deixando Omar Pérez como centralizador de tudo no meio-campo. Sem investir pelos lados, como fizera em Bogotá, o time do técnico Gustavo Costas penou para chegar ao gol de Alisson.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 0 INDEPENDIENTE SANTA FE

Data: 27/05/2015 (quarta-feira)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público: 44.665 (41.900 pagantes)
R$ 2.072.175,00
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Auxiliares: Johnny Bossio e Victor Raez (ambos do Peru)
Cartões amarelos: Geferson, Lisandro López, Aránguiz (INT); Páez, Mosquera, Omar Pérez, Anchico, Morelo (SAN)
Cartão vermelho: Mosquera e Anchico (SAN)
Gols: Juan (INT), aos 2 minutos do primeiro tempo; Rafael Moura, aos 42 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson (Rafael Moura); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha (Valdívia) e D'Alessandro; Nilmar (Alex) e Lisandro López
Técnico: Diego Aguirre

SANTA FE: Castellanos; Anchico, Mina, Meza e Mosquera; Daniel Torres, Roa, Seijas e Omar Pérez (Perlaza); Morelo e Luis Páez (Rivera)
Técnico: Gustavo Costas

*Atualizado às 0h30min