Topo

Inter e Sóbis se reencontram na semi com tira-teima particular

Herói em 2006 e fiador do bi em 2010 (foto), atacante reencontra Inter de novo - Nabor Goulart/Freelancer
Herói em 2006 e fiador do bi em 2010 (foto), atacante reencontra Inter de novo Imagem: Nabor Goulart/Freelancer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/05/2015 06h00

A semifinal entre Internacional e Tigres já tem um personagem e ele se chama Rafael Sóbis. Atual destaque do time mexicano, o atacante foi herói na conquista da Copa Libertadores de 2006 e fiador do bicampeonato da América, quatro anos depois. De lá para cá, a relação que foi de amor total e incondicional estremeceu e chegou a ter desprezo e uma pitada de ódio. O novo duelo põe tudo isso no liquidificador e fará só um dos lados sorrir de novo em um tira-teima pessoal. Até aqui, clube formador e jogador formado já se enfrentaram oito vezes com três vitórias para cada lado e dois empates.

As vitórias do Inter diante de Rafael Sóbis ocorreram em 2013 (duas vezes) e no ano passado. Já o atacante triunfou, com o Fluminense, em 2011 (também duas vezes) e no ano seguinte, pela Libertadores. Só que em apenas uma destas partidas ele marcou gol e foi justamente no Beira-Rio - palco do jogo de ida da semifinal.

Criado no Beira-Rio, Sóbis é identificado com o Inter por algo muito além de suas duas passagens e dos títulos conquistados. Virou ídolo nove anos atrás ao participar da campanha história que levou o Inter ao seu primeiro título da Libertadores. Brilhou em 2010 na final contra o Chivas-MEX, mas em dezembro daquele ano chorou pelo fiasco diante do Mazembe. E na temporada seguinte, viu o casamento em vermelho e branco balançar.

O Internacional tentava achar um rumo, tinha Paulo Roberto Falcão como técnico e uma diretoria rachada. O departamento de futebol bateu o martelo e decidiu que sequer tentaria ampliar o empréstimo de Rafael Sóbis junto ao Al Jazira, dos Emirados Árabes. A postura irritou o jogador e o final da segunda passagem teve um quê de melancolia. Ele sequer era usado pelo treinador, que já havia sido informado sobre a saída iminente.

De Porto Alegre, Sóbis foi para o Rio de Janeiro e não para Abu Dhabi – de volta ao Al Jazira. Reemprestado ao Fluminense, voltou a trabalhar com Abel Braga e conquistou títulos. Cruzou o caminho do Inter no Brasileirão, onde fez gol em pleno Beira-Rio e não comemorou, e na Libertadores de 2012. Nos jogos contra o Colorado reiterou o amor e o carinho, a gratidão, mas também fez questão de citar o jeito como saiu pela segunda vez.

Em dezembro de 2013, Rafael Sóbis quase voltou ao Inter a pedido de Abel Braga. O treinador, contratado para dirigir o time no ano seguinte, indicou o atacante juntamente com o volante Edinho. Não levou nenhum deles e voltou a despertar no jogador um desapontamento com os dirigentes. Do Flu, Sóbis foi para o Tigres-MEX e se tornou referência no time. Na Libertadores, marcou quatro gols e divide com Guerrón e Arévalo Ríos o protagonismo da equipe. Antes da vida no México, ele esteve no Beira-Rio para a festa de reinauguração do estádio e foi ovacionado. Se emocionou e relevou os dias de frustração de ódio. O destino agora reserva uma nova visita a Porto Alegre, em meados de julho, e onde ambos podem terminar sorrindo - pelo sucesso alheio mesmo com fracasso pessoal.