Topo

Histórico de Aguirre na Libertadores aumenta a confiança do Atlético-MG

Diego Aguirre chegou na semifinal das duas últimas Libertadores que disputou - EFE/Elvis González
Diego Aguirre chegou na semifinal das duas últimas Libertadores que disputou Imagem: EFE/Elvis González

Do UOL, em Belo Horizonte

24/12/2015 06h00

Em 1987 o Peñarol conquistou o último de seus cinco títulos na Copa Libertadores. O gol marcado por Diego Aguirre, no último minuto do segundo da prorrogação, deu o título ao time uruguaio, que bateu o América de Cali por 1 a 0, no Estádio Nacional, em Santiago. Protagonista na partida desempate de 1987, Aguirre voltou à decisão em 2011.

Mais uma vez com o Peñarol, mas agora como técnico. Mas Aguirre e seus comandados não conseguiram segurar o Santos de Neymar e acabaram com o vice-campeonato. Afastado da competição por três edições, período que trabalhou no futebol do Catar, Aguirre voltou à Libertadores em 2015 e chegou em mais uma semifinal.

No entanto o Internacional sucumbiu diante do milionário Tigres. A equipe mexicana turbinou sua equipe antes dos duelos com a equipe colorada, inclusive com a contratação do francês Gignac, e levou a melhor. Na soma dos dois jogos o Tigres venceu por 4 a 3.

Campeonato com jogador e muito próximo do título como treinador, Aguirre vai ter outra oportunidade, no comando do Atlético-MG. Foi justamente essa experiência na competição que fez a direção alvinegra optar pelo treinador uruguaio.

“Pesou muito, o planejamento que estamos fazendo é claro que você começa a focar na Libertadores. E pensando num nome, num perfil de um treinador mais jovem, que conheça o futebol brasileiro, o Atlético e que sabe jogar contra adversários sul-americanos. Nomes de técnicos brasileiros existem vários, mas já para encarar uma Libertadores em fevereiro, isso contou bastante. Entre todos os nomes que nós pensamos, eram treinadores experientes e que já tinham passado pela Libertadores”, disse o presidente Daniel Nepomuceno em entrevista ao canal Fox Sports.

E para que o treinador tenha sucesso na competição, a diretoria do clube trabalha para que todos os reforços estejam à disposição de Aguirre durante a pré-temporada. “O esforço é para ter pelo menos dois reforços antes da apresentação, no dia 4, já que temos treinador novo. A ideia é que o Aguirre consiga trabalhar pelo menos por 30 dias com todos os jogadores antes da estreia na Libertadores”, completou Nepomuceno.

A pré-temporada do Atlético começa no dia 4 de janeiro. Já a estreia na Copa Libertadores ainda não tem data confirmada. Apenas o adversário e o local. A equipe alvinegra inicia a caminhada em busca do bicampeonato da América contra o Melgar, em Arequipa, no Peru.