Topo

Palmeiras irá cansar menos que rivais brasileiros na Libertadores; entenda

Palmeiras realizou parte da pré-temporada em território uruguaio - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Palmeiras realizou parte da pré-temporada em território uruguaio Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/02/2016 06h00

O Palmeiras dará início na próxima terça-feira à trajetória na Libertadores 2016. Na estreia, o time enfrentará o River Plate-URU na cidade uruguaia de Maldonado, situada a 100 quilômetros da capital Montevidéu. A viagem curta voltará a ocorrer na fase de grupos e fará o time alviverde percorrer pouco mais da metade da quilometragem dos rivais Corinthians e São Paulo.

Para enfrentar River Plate-URU, Nacional-URU e Rosario Central-ARG, o Palmeiras irá se locomover pouco mais de 9 mil quilômetros.Sm contar eventuais escalas, o Corinthians, por sua vez, terá de viajar 15.600 quilômetros para pegar Cobresal-CHI, Cerro Porteño-PAR e Santa Fe-COL.

Já o São Paulo chegará a 16.800 quilômetros, contra 19 mil do Atlético-MG e 26.600 do Grêmio — o time gaúcho terá de ir ao México para jogar contra o Toluca (veja todos os adversários abaixo — eventuais escalas em outras cidades não foram colocadas na conta).

As viagens do Palmeiras são mais tranquilas. O elenco alviverde voltará ao Uruguai no dia 17 de março para medir forças com o Nacional. No começo de abril, o adversário será o Rosario Central, de cidade homônima ao time.

Libertadores x Clássicos

Depois da estreia na Libertadores, o Palmeiras enfrentará o Santos pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O clássico será no próximo sábado, no Allianz Parque. A viagem curta ao Uruguai dá a chance de o técnico Marcelo Oliveira escalar os titulares para o duelo.

O cenário voltará à tona com os outros dois rivais do Estado. Quatro dias antes de pegar o Nacional em Montevidéu, o Palmeiras terá pela frente o São Paulo no Morumbi.

Dia 3 de abril, domingo, o time alviverde recebe o Corinthians como mandante. Na quarta seguinte, disputará o quinto jogo na Libertadores, diante do Rosario Central, na maior viagem do clube na fase de grupos: 3.400 quilômetros (ida e volta), contra 3.000 do deslocamento para o Uruguai.

Time misto

No último sábado, o Palmeiras entrou em campo pelo Campeonato Paulista com apenas dois titulares no time: o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Vitor Hugo. Marcelo Oliveira deixou Arouca, Dudu, Robinho e Barrios fora até mesmo da lista de relacionados.

Com a equipe completamente modificada, o Palmeiras perdeu de virada para o Linense. Com o resultado, o alviverde está há três partidas sem vencer. Depois de estrear com vitória sobre o Botafogo no estadual, o time empatou com São Bento (2 a 2) e Oeste (0 a 0).

Distância a ser percorrida pelos times brasileiros (ida e volta):

Grêmio: 26.600 km
Adversários: Toluca-MEX, San Lorenzo-ARG e LDU-EQU
Atlético-MG: 19.000 km
Adversários: Mellgar-PER, Colo-Colo-CHI e Independiente del Valle-EQU

São Paulo: 16.800 km
Adversários: River Plate-ARG, Trujillanos-VEN e The Strongest-BOL

Corinthians: 15.600 km
Adversários: Cobresal-CHI, Cerro Porteño-PAR e Santa Fe-COL

Palmeiras: 9.400 km
Adversários: River Plate-URU, Nacional-URU e Rosario Central-ARG