Topo

Palmeiras perde do Nacional outra vez e cai para o 3º lugar na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 23h39

O Palmeiras perdeu mais uma vez para o Nacional e deixou a zona de classificação da Libertadores. Na estreia de Cuca, o time palmeirense entrou em campo com seis mudanças, mas não conseguiu assustar o time uruguaio e acabou derrotado por 1 a 0 na noite desta quinta-feira. Com o revés, o clube paulista estacionou nos quatro pontos, contra sete do Rosario Central e oito do Nacional.

O Nacional foi bastante superior ao Palmeiras na primeira etapa. Aos três minutos, López recebeu sozinho na área e viu Prass fazer boa defesa. Aos 36, Fernández pegou a sobra e, livre na entrada da área, mandou rente à trave direita. O Palmeiras só chegou aos 45, após um cruzamento de Egídio — a defesa uruguaia afastou o perigo para escanteio.

No segundo tempo, Gabriel Jesus, que entrou no lugar de Egídio, teve uma grande chance aos três minutos, mas parou no goleiro Conde. Logo em seguida, porém, o Nacional chegou ao gol. No lance, Nico López, que marcou também no Allianz Parque, cabeceou na pequena área e deu a vitória para o time uruguaio.

GABRIEL RETORNA EM BOA CONDIÇÃO APÓS SETE MESES PARADO
Gabriel no Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Gabriel ganhou uma chance como titular na estreia de Cuca
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

O volante Gabriel voltou aos gramados depois de sete meses em recuperação. A última partida dele pelo Palmeiras foi disputada no dia 2 de agosto do ano passado, na derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR. Naquele jogo, Gabriel sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Escalado por Cuca no meio-campo, o volante fez uma boa partida, com muita intensidade de movimentação.
LUCAS MAL NOVAMENTE. NO ATAQUE E NA DEFESA
Palmeiras na Libertadores - Matilde Campodonico/AP Photo - Matilde Campodonico/AP Photo
Lucas teve desempenho ruim na derrota para os uruguaios
Imagem: Matilde Campodonico/AP Photo

O lateral, um dos destaques do time na temporada passada, mais uma vez foi mal na partida. Sem apoio ao ataque, Lucas também foi não foi bem defensivamente. No primeiro tempo, o camisa 2 levou cartão amarelo após falta em Nico López. Na etapa final, o lateral permitiu cruzamento pelo seu setor antes do gol marcado pelo Nacional. O jogador palmeirense ainda falhou muitas vezes na saída de bola.
NOVO ESQUEMA NO PALMEIRAS
Allione no Palmeiras - Matilde Campodonico/AP - Matilde Campodonico/AP
Allione atuou na segunda linha com quatro, à frente do volante
Imagem: Matilde Campodonico/AP
Cuca não mudou apenas meio time do Palmeiras para sua estreia no comando do time. O treinador modificou também o esquema tático de Marcelo Oliveira. No lugar do 4-2-3-1, Cuca optou pelo 4-1-4-1, com um volante à frente da zaga (Arouca) e uma linha de quatro com Dudu, Zé Roberto, Gabriel e Allione. depois, com duas substituições no intervalo, o palmeiras passou ao 4-3-3, com dois atacante abertos: Gabriel Jesus e Dudu -- nessa formação, Robinho atuou centralizado. Após a entrada do Barrios no lugar de Gabriel, a equipe foi ao 4-2-4.
RACISMO NO PARQUE CENTRAL
Torcedores do Nacional-URU incentivam a equipe na partida contra o Palmeiras - PABLO PORCIUNCULA/AFP - PABLO PORCIUNCULA/AFP
Imagem: PABLO PORCIUNCULA/AFP
Um ato de racismo marcou a partida. No segundo tempo, um torcedor presente às arquibancadas do Estádio Parque Central imitou um macaco em frente a Gabriel Jesus. O fato ocorreu no segundo tempo do confronto.
Gabriel Jesus chegou a reclamar com o árbitro do jogo. O equatoriano Carlos Vera, entretanto, não paralisou a partida, que já estava 1 a 0 para o Nacional. Os outros jogadores do Palmeiras, possivelmente, não viram a cena, e, dessa forma, não chegaram a reclamar.
TUÍTES DA PARTIDA


FICHA TÉCNICA

NACIONAL 1 X 0 PALMEIRAS

Competição: Libertadores (fase de grupos)
Local: Parque Central, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 17 de março de 2016
Horário: 21h45
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Auxiliares: Juan Macias e Flavio Nall (ambos do Equador)
Cartões amarelos: Porras e Nico López (Nacional); Lucas, Alecsandro e Arouca (Palmeiras)
Gol: Nico López, aos cinco minutos do segundo tempo.
NACIONAL: Conde; Romero, Victorino, Polenta e Espino; Carballo, Porras, Barcia (Cabrera) e Ramírez (Tabó); Fernández (Eguren) e Nico López. Técnico: Gustavo Munúa
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Robinho); Gabriel (Barrios), Arouca, Zé Roberto e Allione (Gabriel Jesus; Dudu e Alecsandro. Técnico: Cuca