Topo

Classificação? Palmeiras precisa repetir arrancada da Libertadores 2009

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 07h06

A segunda derrota seguida na Libertadores complicou a situação do Palmeiras em relação à passagem às oitavas de final da competição. O time paulista, no entanto, tem um exemplo bem próximo da arrancada necessária para alcançar o objetivo. Em 2009, o clube vivia situação parecida e conseguiu a classificação.

Assim como na atual edição, o Palmeiras somava quatro pontos após a disputa de quatro rodadas e ocupava apenas a terceira posição do grupo. Hoje, o Nacional é o líder da chave, com oito pontos, seguido do Rosario Central, com sete.

Há seis anos, o Palmeiras estava atrás de Sport e Colo-Colo, ambos somavam sete pontos. O time alviverde, então, venceu a LDU por 2 a 0 no Palestra Itália. Na sequência, em uma verdadeira decisão, derrotou o Colo-Colo em Santiago, com um gol de Cleiton Xavier nos minutos finais — por coincidência, o meia é o único remanescente daquele elenco.

A tarefa do Palmeiras é bastante similar àquela. O time terá pela frente o Rosario na Argentina, no próximo dia 6, e o River Plate no Allianz Parque, dia 14. Se perder para os argentinos, o time dá adeus à competição.

Um empate diante do Rosario obrigará ao Palmeiras vencer o River em casa por uma diferença grande de gols. Além disso, o clube paulista terá de torcer contra os argentinos, que podem ultrapassá-lo com um simples empate.

A classificação corre riscos até mesmo com duas vitórias, assim como aconteceu também em 2009. O Palmeiras pode alcançar os dez pontos na chave. O Nacional terá a chance de chegar aos 11 com um triunfo sobre o River Plate, fora de casa, dia 7.

Na última rodada, uma vitória do Rosario sobre o Nacional daria aos argentinos os mesmos dez pontos do time brasileiro. A definição da vaga, então, seria nos critérios de desempate, que na ordem são: saldo de gols, gols marcados e gols marcados fora de casa (confira os detalhes da classificação atual).