Topo

Um mês após fratura, gringo de R$ 20 mi encara pressão para salvar o Grêmio

Miller Bolaños é o principal nome do Grêmio para conseguir classificação às quartas - Lucas Uebel/Grêmio
Miller Bolaños é o principal nome do Grêmio para conseguir classificação às quartas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2016 06h00

Foram apenas cinco jogos pelo Grêmio e Miller Bolaños já encara pressão. Contratado como reforço estrangeiro mais caro da última janela de transferências, o equatoriano que custou R$ 20 milhões tem na chance do Tricolor se classificar às quartas de final da Libertadores a oportunidade para justificar tamanho investimento. O duelo de volta das oitavas contra o Rosario Central acontece nesta quinta-feira às 19h15 (horário de Brasília). 

Não foi o Grêmio que pagou, até agora. A chegada aconteceu por intermédio de um investidor. No entanto, o clube precisará arcar com os altos valores disponibilizados pelo ilustre torcedor empresário do ramo arrozeiro. 
 
Além disso, Bolaños está entre os salários mais altos do atual elenco. Justificável pelo status de sua chegada. Uma ótima temporada em 2015, gols e grandes atuações pelo Emelec fizeram os brasileiros esquecerem o passado conturbado do jogador, que chegou a ficar suspenso por um ano devido a uso de cocaína. Bolaños foi unanimidade entre os dirigentes gremistas e teve chegada celebrada pelos torcedores. 
 
E logo em sua segunda partida, uma jogada com o lateral William, do Inter, no Gre-Nal da primeira fase do Gauchão, acabou em fratura. Dois locais de sua mandíbula foram quebrados e para reconstrução do rosto uma cirurgia colocou placas e parafusos no local. Quase dois meses de inatividade com alimentação pastosa e muita dor. 
 
Agora, dois meses depois,  a investida se justifica apenas na chance de conquistar títulos. E o que resta neste semestre é a Libertadores. Após a queda na semifinal do Gauchão - em que ele até fez um gol - o time azul, branco e preto se vê pressionado para, ao menos, seguir na Copa. 
 
Bolaños tem números que respaldam o investimento. Até agora disputou apenas 5 jogos - todos incompletos - e já marcou dois gols. Não passou por ele a queda no Estadual, por exemplo. Mas sair também da Libertadores tornaria menos relevante a arrancada no clube. E mais três anos de contrato há pela frente. 
 
Bolaños está totalmente recuperado. Já tem ritmo de jogo ideal e poderá ajudar o Grêmio no duelo da próxima quinta-feira. O Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, ou um desde que marque dois ou mais como visitante. Se avançar e manter viva a chance de quebrar o jejum de títulos, o Grêmio irá encarar o Atletico Nacional, da Colômbia, nas quartas. 
 
FICHA TÉCNICA
ROSARIO CENTRAL X GRÊMIO
Data e hora: 05/05/2016 (Quinta-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: estádio Gigante de Arroyito, em Rosario (ARG)
Transmissão na TV: Fox Sports e Sportv
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Auxiliares: Carlos Cáceres e Dario Gaona (PAR)
ROSARIO CENTRAL: Sosa; Salazar, Burgos, Donatti e Pinola; Montoya, Musto, Fernández e Cervi; Herrera e Marco Ruben.
Técnico: Eduardo Coudet
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Hermes (Marcelo Oliveira); Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Miller Bolaños.
Técnico: Roger Machado