Topo

Atlético-MG precisa fazer história de novo para avançar na Libertadores

Aguirre elogia jogadores do Atlético e diz que confronto está indefinido

UOL Esporte

Do UOL, em Belo Horizonte

12/05/2016 06h00

Reverter situações que já pareciam perdidas. Fazer um gol numa final de Libertadores depois dos 40 minutos do segundo tempo. Marcar quatro gols após levar 1 a 0, mesmo dentro de casa. Exemplos das viradas do Atlético-MG nas últimas temporadas e entraram para a história do clube, com as conquistas da Copa Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014.

Para continuar vivo no torneio continental e com chance de lutar pelo bicampeonato, o Atlético precisa fazer história mais uma vez. Vencer o São Paulo por dois gols de diferença, no Independência, na próxima quarta-feira, para chegar à semifinal. Vencer por 1 a 0 e avançar nos pênaltis é outra possibilidade. Mas fica nisso, qualquer outro resultado dá a vaga para o rival paulista.

No entanto, na atual fórmula de disputa da Libertadores, o Atlético jamais venceu uma partida de quartas de final. A atual disputa com o São Paulo é a terceira do clube mineiro desde que a competição passou a ter fases de grupos e mais quatro etapas de mata-mata para definir o campeão. A primeira vez foi contra o Corinthians. Empate em 1 a 1 no Mineirão e derrota por 2 a 1 no Morumbi.

Nem mesmo em 2013, quando venceu a Libertadores, o Atlético ganhou um jogo nas quartas de final. As duas partidas contra o Tijuana terminaram empatadas. Na ida, no México, igualdade em 2 a 2. Resultado que foi determinante para a classificação alvinegra, que empatou em 1 a 1, no Independência.

E a noite daquele 30 de maio entrou para história do clube, graças ao goleiro Victor. O camisa 1 defendeu o pênalti cobrado por Riascos, quase aos 49 minutos do segundo tempo. Um gol mexicano, naquele momento, significaria outra eliminação na Libertadores. Mas Victor salvou o Atlético, que caminhou até conquistar o título. E o herói de 2013 acredita em mais uma classificação o Atlético.

“O Atlético tem a vocação para o impossível. Já mostrou isso em outras oportunidades e não vai ser dessa vez que o Atlético vai abrir mão de lutar pelo seu sonho”, avisou o goleiro Victor.

Discurso semelhante também foi adotado pelo técnico Diego Aguirre. Semifinalista da Libertadores em 2015, com o Internacional, o uruguaio luta para estar entre os quatro melhores da América mais uma vez. “O Atlético fez história revertendo resultados de 2 a 0, dentro de casa. Então o 1 a 0 não é impossível. Temos que ter calma. Se o time repetir ou melhorar a atuação do jogo no Morumbi, acredito que vai ser possível classificar”.