Topo

Atlético-MG busca reforços para fechar lista de inscritos na Libertadores

24.jun.2014 - Colombiano Juan Quintero tenta dominar a bola na partida contra o Japão, na Arena Pantanal - AP Photo/Thanassis Stavrakis
24.jun.2014 - Colombiano Juan Quintero tenta dominar a bola na partida contra o Japão, na Arena Pantanal Imagem: AP Photo/Thanassis Stavrakis

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/02/2017 12h14

No dia 6 de março o Atlético-MG tem de enviar para a Conmebol uma lista numerada de 1 a 30 com os jogadores que vai utilizar na fase de grupos da Copa Libertadores. Como ainda falta alguns dias até a data limite para inscrição de atletas, a diretoria alvinegra segue em busca de reforços. O desejo é buscar pelo menos três bons jogadores: um volante, um meia e o atacante.

A busca por volantes acontece desde o final do ano passado. Ciente que perderia Leandro Donizete e Júnior Urso, como de fato aconteceu, a diretoria do Atlético buscava dois novos jogadores para a posição. Elias já foi contratado, inclusive já estreou com a camisa alvinegra. Mas o Atlético quer outro volante, embora conte com os jovens Yago e Ralph, revelados nas categorias de base do clube.

A lesão de Lucas Cândido, que operou o joelho esquerdo e volta apenas nos últimos meses de 2017, acelerou a busca por mais um jogador da posição. Bruno Paulista, que está no Sporting, era o nome pretendido. No entanto, o atleta revelado pelo Bahia deve ser anunciado pelo Vasco muito em breve.

Um meia que atue centralizado, que pense o jogo e arme o time. Esse é o perfil de um dos reforços que a comissão técnica atleticana gostaria de receber. Por isso o clube segue em busca de algumas opções para o setor. O colombiano Juan Quintero estaria na mira atleticana, de acordo com o jornal português O Jogo. Quintero pertence ao Porto, mas está emprestado ao Independiente Medellín, da Colômbia.

Em 2014 o meia fez parte do grupo da seleção colombiana que disputou a Copa do Mundo e chegou até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Brasil. Esse jogador é um antigo desejo da diretoria atleticana, que em 2015 tentou sua contratação, mas sem sucesso.

Para completar a busca por reforços, o Atlético também quer mais um atacante. Recentemente o clube negociou duas opções de frente. Lucas Pratto foi vendido ao São Paulo, enquanto Carlos foi emprestado ao Internacional, até o final da temporada.

Sem reforços, Atlético vai ter de recorrer à base

De acordo com o site do Atlético, o elenco atualmente conta com 33 jogadores na equipe profissional. No entanto, esse não é o número de jogadores que fazem parte dos planos do técnico Roger Machado. Entre os atletas listados no site oficial do clube, estão o volante Lucas Cândido, que está machucado, portanto fora da fase de grupos da Libertadores, além do goleiro Cleiton, que é somente a quarta opção do treinador. Nomes que certamente não vão aparecer na lista de 30 inscritos a ser enviada no dia 6 de março.

Elenco que pode sofrer uma baixa, já que o lateral direito Patric sequer tem ficado no banco de reservas e deve ser liberado por empréstimo ao Vitória. Outro lateral que consta no site do clube, mas não vai jogar com Roger é Eron. O lateral esquerdo se recupera de lesão na Cidade do Galo, mas definitivamente não vai atuar na equipe principal.

Assim, mesmo contando os jovens Rodrigão e Thalis, que profissionalmente atuaram somente na Florida Cup, quando o Atlético mandou uma equipe totalmente reserva, Roger Machado teria de buscar outros nomes na base do clube, para completar a lista de 30 inscritos, caso o clube não contrate nenhum jogador até o começo de março.

Atlético tem reforço garantido se passar da fase de grupos

Caso avance até as oitavas de final, o que tem acontecido nas seguidas participações do Atlético na Libertadores, o clube já tem um reforço garantido para o mata-mata da competição continental. O volante Roger Bernardo, que está no Ingolstadt, da Alemanha, já assinou contrato por três temporadas e chega à Cidade do Galo em junho. No regulamento da Libertadores é possível fazer três alterações na lista de inscritos após a fase de grupos e antes das oitavas de final. Caso avance até a semifinal da Libertadores, o Atlético também poderá fazer outras três alterações.