Topo

Papo de Mundial? Palmeiras muda discurso contra lembranças de vexame

Palmeiras caiu ainda na fase de grupos da Copa Libertadores do ano passado - Matilde Campodonico/AP
Palmeiras caiu ainda na fase de grupos da Copa Libertadores do ano passado Imagem: Matilde Campodonico/AP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2017 04h00

A confiança do Palmeiras, antes da estreia na Copa Libertadores, se encontra em alta depois de duas vitórias consecutivas pelo Campeonato Paulista (Ferroviária e Red Bull). No entanto, o elenco mostra o máximo de precaução para evitar o mínimo de soberba. A lição do vexame da temporada passada ainda vive na Academia de Futebol.

Antes mesmo de iniciar a temporada, diversos atletas destacaram o ‘projeto Mundial’ do Palmeiras. Até mesmo o zagueiro Edu Dracena, veterano e campeão da Libertadores pelo Santos em 2011, abordou a competição que a equipe ficou longe de disputar – o time alviverde caiu ainda na fase de grupos.

“Até eu caí nessa [de falar do Mundial em 2016]. Quando fomos eliminados na primeira fase, fez a gente refletir que não era assim; agora vamos com pés no chão”, destacou o camisa 3, titular ao lado de Vitor Hugo para o duelo de quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Atlético Tucumán, na Argentina.

“Temos que ter respeito com todos os adversários. O Tucumán é muito qualificado e temos de ter cuidado. (...) São seis jogos que se somar pontos fora de casa e vencendo em casa você classifica com tranquilidade”, acrescentou Edu Dracena.

O assunto Mundial, em virtude das lembranças negativas do ano passado, virou tabu na Academia de Futebol. Recentemente, apenas a empresária Leila Pereira, proprietária da Crefisa, citou a competição que reúne os campeões continentais e convidados no fim do ano.

Somente no ano passado, a maioria dos jogadores falou sobre a competição. Desde o goleiro Vagner, hoje emprestado ao Mirassol, até mesmo Edu Dracena vislumbravam a participação no Mundial de Clubes. O zagueiro chegou ao clube com o pensamento direcionado para o torneio.

“Passei uma experiência boa na Libertadores, fui campeão em 2011 (no Santos). Meu objetivo é ser campeão mundial, espero ser no Palmeiras. Isso é que eu almejo”, declarou Dracena.

Outro a vislumbrar o Mundial de Clubes foi o meia Moisés. Hoje camisa 10 da equipe, o jogador mostrou no ano passado que, até internamente, o ‘projeto Mundial’ era ressaltado como o objetivo principal.

“Na última reunião, o Altamiro [coordenador científico do clube] colocou a imagem de um trilho. Havia desvios para esquerda e para a direita e o caminho reto. Nosso objetivo é trilhar o caminho reto e sem desviar o foco. Estamos trabalhando para percorrer cinco estações. O Paulista, a Libertadores, a Copa do Brasil, o Brasileiro e o Mundial”, afirmou.

A cautela de Edu Dracena abraça todo o clube. O primeiro para o ‘novo projeto Mundial’, agora tratado com mais discrição, está marcado para esta quarta-feira. O Palmeiras embarcou na noite de segunda para San Miguel de Tucumán, onde debutará no torneio mais importante da temporada.