Topo

Chape leva pressão, mas estreia na Libertadores com vitória fora de casa

Reinaldo e Luiz Antônio marcaram os gols da Chapecoense diante do Zulia (Venezuela) - Fernando Llano/AP Photo
Reinaldo e Luiz Antônio marcaram os gols da Chapecoense diante do Zulia (Venezuela) Imagem: Fernando Llano/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

07/03/2017 23h40

A Chapecoense fez nesta terça-feira sua histórica estreia na Copa Libertadores da América. Pela frente, tinha um time que também jogava a competição pela primeira vez na história: o Zulia (Venezuela). E mesmo jogando fora de casa, a Chape não se intimidou, ditou o ritmo e venceu os anfitriões: 2 a 1.

O jogo em Maracaibo foi válido pela primeira rodada do Grupo 7 e colocou o time catarinense na liderança, com três pontos. O Zulia não pontuou e é lanterna por enquanto, ao passo que Lanus (Argentina) e Nacional (Uruguai), que completam a chave, se enfrentam na quinta-feira.

Os dois times voltam agora a entrar em campo no fim de semana para jogos fora de casa. No sábado, a Chape visita o Inter de Lages pelo Campeonato Catarinense. No dia seguinte, pelo Torneio Apertura do Campeonato Venezuelano, o Zulia encara o Aragua nos domínios do adversário.

Pela Libertadores, os times entram em campo na próxima semana. Na quarta-feira (15), o Zulia visita o Nacional; na quinta-feira (16), a Chape hospeda o Lanus na Arena Condá.

Torcendo de longe

Quem não conseguiu ir a Maracaibo para acompanhar ao emblemático jogo da Chapecoense em Maracaibo, deu um jeito de torcer aqui do Brasil. Em Chapecó, a torcida se reuniu em bares para assistir à partida.

Começo morno, mas Chape melhor

Os dois times começaram o jogo em ritmo morno, arriscando-se em cobranças de faltas. Aos 6 min, o experiente Juan Arango (36 anos) bateu falta da entrada da área, mandando por cima. Aos 8 min, Luiz Antônio tentou da intermediária, mas mandou à esquerda do gol. A Chape, porém, rapidamente se mostrou superior em campo e passou a criar as primeiras oportunidades.

Pênalti: foi ou não foi?

Aos 17 min, Niltinho teve a primeira grande oportunidade da Chapecoense. Em arrancada pela esquerda, o camisa 11 invadiu a área, mas foi tocado pelo zagueiro Plazas e caiu na área. O árbitro equatoriano Omar Ponce mandou seguir.

Dividida Niltinho x Plazas - Fernando Llano/AP Photo - Fernando Llano/AP Photo
Plazas (4) tocou Niltinho na área, mas arbitragem mandou seguir
Imagem: Fernando Llano/AP Photo

Enfim, o gol histórico da Chape!

Pressionando, a Chapecoense finalmente chegou ao gol - o primeiro de sua história na Libertadores. Aos 32 min da etapa inicial, Reinaldo bateu falta pela direita, da linha de fundo, direto para o gol - Plazas ainda desviou de cabeça. Na comemoração, os jogadores da Chape se ajoelharam e apontaram para o céu.

Após o intervalo, Zulia equilibra...

No segundo tempo, a Chapecoense desacelerou e permitiu que o Zulia conquistasse terreno para criar chances. Na primeira grande oportunidade da etapa, aos 13 min, Unrein desviou bola na área  e obrigou Artur Moraes a se esticar para defender. A arbitragem, entretanto, já marcava impedimento do camisa 20 do time venezuelano.

Mas Chapecoense acorda e faz 2 a 0

O time da casa era melhor, mas os catarinenses logo voltaram a oferecer perigo - e com eficiência. Aos 24 min, João Pedro recebeu a bola pela direita e tocou na entrada da área para Luiz Antônio; de primeira, o camisa 18 bateu no canto do goleiro Vega e ampliou a vantagem no marcador.

Luiz Antônio comemora gol da Chapecoense - Marco Bello/Reuters - Marco Bello/Reuters
Luiz Antônio aproveitou o cruzamento de João Pedro e ampliou para a Chapecoense
Imagem: Marco Bello/Reuters

Drama no fim: Zulia diminui e pressiona

Quando o jogo parecia decidido e a torcida da casa já vaiava, o Zulia conseguiu seu gol: após cobrança de escanteio pela direita, Arango apareceu para escorar de cabeça e diminuir. Apodi ainda acertou o travessão aos 39 min, mas os anfitriões ainda se mostraram dispostos: dois minutos depois, Arango arriscou de longe pela esquerda e obrigou Artur Moraes a se esticar para mandar por cima do gol.

FICHA TÉCNICA
Zulia (VEN) 1 x 2 Chapecoense

Local: Estádio Pachencho Romero, em Maracaibo (Venezuela)
Data: 7 de março de 2017, terça-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Omar Ponce (Equador)
Gols: Reinaldo, aos 33 min do 1º tempo (CHP); Luiz Antônio, aos 24 min do 2º tempo (CHP); Arango, aos 32 min do 2º tempo (ZUL)
Cartões amarelos: Kambou, Arango, Zambrano e Romero (ZUL)

Zulia: Renny Vega; Daniel Rivillo (Kenny Romero), Hervé Kambou, Henry Plazas e Sandro Notaroberto; Junior Moreno e César Gomez (Albert Zambrano); Jefferson Savarino, Juan Arango e Yohandry Orozco; Sergio Unrein
Técnico: Daniel Farías

Chapecoense: Artur Moraes; João Pedro, Douglas Grolli, Nathan e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio, Moisés Ribeiro (Luiz Otávio) e Arthur Caike (Apodi); Niltinho (Osman) e Wellington Paulista
Técnico: Vágner Mancini