Topo

Santos empata na estreia da Libertadores e mantém pressão em Dorival

Dorival Júnior comemora gol de empate do Santos contra o Sporting Cristal, no Peru - Martin Mejia/AP
Dorival Júnior comemora gol de empate do Santos contra o Sporting Cristal, no Peru Imagem: Martin Mejia/AP

Do UOL, em Santos (SP)

09/03/2017 23h37

O Santos empatou com o Sporting Cristal por 1 a 1 nesta quinta-feira, no Peru, na estreia do time na Copa Libertadores da América deste ano. Cazulo abriu o placar no primeiro tempo e Thiago Maia empatou na segunda etapa. O resultado ainda deixa o técnico Dorival Júnior pressionado no cargo. Até nomes de treinadores, como Levir Culpi, já foram sugeridos pelos dirigentes na Vila Belmiro. Isso porque a equipe santista soma apenas uma vitória nos últimos seis jogos. Foram três derrotas, dois empates e uma vitória.

Após o empate com o Sporting Cristal, o Santos volta a campo na Copa Libertadores, diante do The Strongest, na próxima quinta-feira (16), às 21h45 (de Brasília), na Vila Belmiro. Antes disso, a equipe santista encara o São Bernardo, no ABC paulista, no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Quem foi bem: Lucas Lima brilha como ‘garçom’ no Peru

O meia Lucas Lima, mesmo bastante marcado, foi disparado o melhor jogador do Santos no Peru. O camisa 10 foi o responsável por buscar a bola na defesa e, com muita velocidade, fazer a ligação com o ataque. Foram três assistências perfeitas – para Renato, Ricardo Oliveira e Thiago. Todos ficaram na frente do goleiro, mas só Maia aproveitou ao marcar o gol santista.

Lucas Lima - Martin Mejia/AP - Martin Mejia/AP
Imagem: Martin Mejia/AP

Quem foi mal: Lento, Victor Bueno decepciona é sacado

O meia Vitor Bueno demonstrou bastante lentidão em seu futebol. Além disso, o meia errou passes e até domínios de bola. Por conta disso, ele foi substituído aos 13 minutos do segundo tempo por Vladimir Hernández.

Ricardo Oliveira volta apagado e continua ‘zerado’ no ano

O atacante Ricardo Oliveira, que voltou ao time após se recuperar de lesão, teve atuação apagada contra o Sporting Peru. O camisa 9 teve uma chance de fazer o gol ao receber linda assistência de Lucas Lima e ficar na frente do goleiro, que fez ótima defesa. Assim, o capitão santista continua sem balançar as redes em 2017.

Ricardo Oliveira - Martin Mejia/AP - Martin Mejia/AP
Imagem: Martin Mejia/AP

Peruanos velozes abrem placar em posição duvidosa

O Santos começou o jogo buscando a posse de bola, mas perdeu em velocidade para o time peruano. Logo aos dois minutos, o zagueiro Cleber errou a saída de bola e foi obrigado a cometer falta perto da área. Na cobrança, o goleiro Vladimir salvou o time espalmando para escanteio. O Santos respondeu com Lucas Lima em bela enfiada de bola. O camisa 10 deixou Renato na frente do goleiro, mas o volante finalizou em cima do adversário. Em seguida, o Sporting Cristal tomou conta do jogo com velocidade e marcação e abriu o placar aos 13 minutos. Lobatón bate falta na área e Cazulo em posição duvidosa faz o gol. Vitor Bueno e Cleber tentaram em finalizações, mas pararam no goleiro Maurício Viana.

Gol do Sporting Cristal - Guadalupe Pardo/Reuters - Guadalupe Pardo/Reuters
Imagem: Guadalupe Pardo/Reuters

Vladimir Hernández enfim pôde estrear pelo Santos

O colombiano Vladimir Hernández enfim estreou com a camisa do Santos aos 14 minutos do segundo tempo. O atleta havia apenas participado do amistoso contra o Kenitra, do Marrocos, quando marcou um golaço de bicicleta. A demora na estreia se deve por conta de pagamento atrasado ao Junior Baranquilla.

Dorival deixa Santos mais veloz no 2º tempo 

O técnico Dorival Júnior percebeu a lentidão do Santos em campo e fez duas alterações que mudaram a postura do time – as entradas de Vladimir Hernández e Bruno Henrique nas vagas de Vitor Bueno e Copete, respectivamente. A mudança rendeu o empate e quase a vitória. Isso porque o juiz anulou um gol santista na etapa final, quando o jogo já estava empatado por 1 a 1. 

Viajou, mas não pôde jogar!

O volante Leandro Donizete viajou, mas não pôde enfrentar o Sporting Cristal, pois estava suspenso na competição. Isso porque o atleta foi expulso quando defendia o Atlético-MG na Libertadores do ano passado. O clube paulista alega que sabia da suspensão, mas levou o jogador por causa de sua experiência, mesmo perdendo uma opção no banco de reservas. 

FICHA TÉCNICA
 
SPORTING CRISTAL 1 X 1 SANTOS
 
Data: 9 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Nacional do Peru, em Lima (Peru)
Competição: Copa Libertadores da América
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Auxiliares: Carlos Lopez e Luis Murillo (ambos da Venezuela)
 
Gols: Cazulo aos 13 minutos do primeiro tempo (Sporting Cristal); Thiago Maia aos 21 minutos do segundo tempo (Santos)
 
Cartões amarelos: Cleber (Santos); Lobatón e Cazulo (Sporting CRistal)
 
SPORTING CRISTAL: Viana; Revoredo, Cazulo, Garcés, Céspedes; Carlos Lobaton, Aquino, Costa, Sandoval (Ortíz), Sanchez; Ifran.
Técnico: José Guillermo Del Solar
 
SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz, Cléber, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno (Vladimir Hernández), Copete (Bruno Henrique) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior