Topo

Vitória na Colômbia garante paz a Dorival e afasta "sombras" por 14 dias

Dorival Júnior terá duas semanas para trabalhar até o duelo de volta contra o Santa Fe - Marcello Zambrana/AGIF
Dorival Júnior terá duas semanas para trabalhar até o duelo de volta contra o Santa Fe Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/04/2017 04h00

Uma vitória do Santos diante do Santa Fe, nesta quarta-feira, no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, encaminha a classificação do time para as oitavas de final. Mais do que isso, os três pontos garantem 14 dias de paz ao técnico Dorival Júnior, que sofre pressão no cargo.

O Santos só volta a jogar em 4 de maio contra o mesmo adversário, desta vez no Pacaembu. Serão 14 dias sem nenhum jogo, tempo incomum de preparação. Dorival se manteve no cargo após a eliminação precoce no Campeonato Paulista, diante da Ponte Preta, mas não escapa das “sombras” de outros treinadores. São eles: Marcelo Oliveira, Cuca, Levir Culpi, Vanderlei Luxemburgo, Rogério Micale e até Elano e Marcelo Fernandes.

Os dois últimos possuem bastante força para assumiram o cargo em caso de demissão de Dorival Júnior, pois são apostas do presidente Modesto Roma para um futuro bem próximo na Vila Belmiro.

Marcelo Oliveira viria logo atrás como uma segunda opção. Já houve, inclusive, conversa de um dirigente do clube com o ex-técnico de Cruzeiro, Palmeiras e Atlético-MG.

Apesar dos nomes sugeridos por dirigentes no Santos, porém, o “martelo” só será batido por Modesto Roma. Hoje, na Vila Belmiro, o mandatário é quem decide tudo em relação ao futebol. E impossível que alguém seja contratado sem o seu aval, e ele ainda não se convenceu de que precisa fazer a mudança.

O maior exemplo desse poder é o próprio Dorival Júnior. O treinador ficou pendurado em duas ocasiões, mas Modesto Roma bancou sua permanência. Nos bastidores da Vila, muitos dirigentes e conselheiros pediram a cabeça de Dorival antes da partida contra a Chapecoense no Campeonato Brasileiro do ano passado e nos duelos recentes contra a Ponte Preta. Em ambos os casos, Modesto bancou sua opção. 

FICHA TÉCNICA
SANTA FE X SANTOS

Data: 19 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio El Campín, em Bogotá-COL
Árbitro: Fernando Rapallini-ARG
Assistentes: Juan P. Belatti-ARG e Gabriel Chade-AGR

Santa Fe: Leandro Castellanos; Carlos Arboleda, David Moya, Antonio Urrego e Dairon Mosquera; Juan Daniel Roa, Baldomero Perlaza e Yeison Gordillo; Jonatan Gómez, Johan Arango e Andrés Stracqualursi. Técnico: Gustavo Costas

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno (Vladimir Hernández), Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.