Topo

Em ritmo de treino, Atlético-MG goleia na Bolívia e encaminha classificação

Atlético-MG comemora gol de Cazares contra o Sport Boys, pela Libertadores - AFP PHOTO / AIZAR RALDES
Atlético-MG comemora gol de Cazares contra o Sport Boys, pela Libertadores Imagem: AFP PHOTO / AIZAR RALDES

Do UOL, em Belo Horizonte

03/05/2017 21h19

O jogo era de Copa Libertadores, mas o ambiente mais parecia de jogo-treino. O Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tem capacidade para 40 mil pessoas, mas nem três mil torcedores pagaram para ver a goleada de 5 a 1 do Atlético-MG sobre o Sport Boys, pelo grupo 6 do torneio continental.

Veja os gols da partida

Com uma equipe muito superior tecnicamente, o Atlético não teve problema nenhum para conseguir o resultado que deixa a classificação às oitavas de final da Libertadores muito perto. Pelo contrário, com a final do Campeonato Mineiro neste domingo, contra o Cruzeiro, a equipe brasileira se poupou dentro de campo, tamanha a facilidade que encontrou na Bolívia.

Otero para na trave, mas conta com frango do goleiro

Em um jogo que o Atlético precisou de pouca intensidade para vencer, o meia Otero foi um dos destaques do time. O venezuelano correu bastante e participou de lances importantes, como no gol de Rafael Moura, quando roubou a bola, puxou o contra-ataque e passou para o atacante marcar. Otero também fez um dos gols do Atlético, mas num chute de muito longe e que só entrou pela falha do goleiro Arias. Nas duas melhores finalizações, o venezuelano parou na trave

 Rafael Moura faz primeiro gol pelo Atlético em Libertadores

Disputar a Copa Libertadores não é novidade para Rafael Moura, que disputa a principal competição de clubes da América do Sul pela quinta vez na carreira, pelo quarto clube diferente. Até então, Rafael Moura tinha seis gols em 23 jogos na história da competição. Cinco deles pelo Fluminense e um pelo Inter. Quando atuou pelo Corinthians, na edição 2003, He-Man não fez gol. Com Fred poupado, Rafael Moura foi para o seu quinto jogo de Libertadores pelo Atlético, mas o primeiro como titular. E aos 16 minutos fez o gol, após boa jogada de Otero, que roubou a bola no campo de defesa e puxou o contra-ataque.

Após fazer 2 a 0, Atlético para de jogar e “sofre”

Diante de um adversário tão frágil, o Atlético não teve dificuldade nenhuma para fazer dois gols antes dos 20 minutos de jogo. Mas ao invés de manter o ritmo e buscar mais gols, o time mineiro parou de jogar, permitindo que a equipe da Bolívia chegasse perto do gol defendido por Victor. O gol de Castillo, no final do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, fez o Atlético voltar a jogar. A equipe brasileira pressionou até fazer o terceiro gol, com Elias, aos 15 do segundo tempo, afastando qualquer possibilidade de tropeço na Bolívia.

Atlético poupa quatro. Robinho e Fred entre eles

O jogo com o Sport Boys foi o oitavo do Atlético num intervalo de 25 dias. Sequência que pesou na decisão da comissão técnica alvinegra de poupar alguns titulares. Gabriel, Maicosuel, Robinho e Fred foram os escolhidos, após conversa com o fisiologista, Roberto Chiari. A sequência de jogos continua, neste domingo o Atlético enfrenta o Cruzeiro, pela final do Mineiro, o nono jogo em menos de um mês. Maicosuel, Robinho e Fred ficaram no banco de reservas, mas não entraram no jogo.

Com mudanças, Atlético foi com três volantes

Um dos desejos da torcida era ver o time atuando com três volantes. Adilson entrando na equipe, para Elias ter mais liberdade. E foi o que fez o técnico Roger Machado, diante do Sport Boys. Com alguns titulares poupados, o treinador testou o esquema com três volantes desde o começo do jogo, algo que ainda não tinha feito na temporada 2017.

Trinca que não vai se repetir contra o Godoy Cruz

O Atlético encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores contra o Godoy Cruz, dias 16 deste mês, no Independência. A trinca de volantes formada por Rafael Carioca, Adilson e Elias usada contra o Sport Boys não vai poder ser escalada novamente. Rafael Carioca foi amarelado, ainda no primeiro tempo, e está suspenso. O jogo com o Godoy Cruz vale a definição de quem fica com a liderança do grupo 6.

Classificação pode acontecer nesta quinta-feira

A rodada do grupo 6 da Libertadores vai ser encerrada nesta quinta-feira, na Argentina. O Godoy Cruz recebe o Libertad, do Paraguai. Caso a equipe visitante não consiga os três pontos, o Atlético já garante presença nas oitavas de final da Libertadores. Neste momento, o clube brasileiro é o líder do grupo, com dez pontos e oito gols de saldo. O Godoy Cruz jogou apenas quatro vezes, mas também tem dez pontos, mas cinco gols de saldo.

FICHA TÉCNICA
SPORT BOYS 1 X 5 ATLÉTICO-MG

Data: 03/05/2017 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 5ª rodada do grupo da Copa Libertadores
Local: Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra (BOL)
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Carlos Lopez e Elbis Gomez (ambos Venezuela)
Cartões amarelos: Galindo e Candia (SBS) Rafael Carioca e Otero (CAM)
Gols: Cazares aos 10, Rafael Moura aos 16 e Castillo aos 41 minutos do primeiro tempo; Elias aos 15, Otero aos 17 e Cazares aos 43 minutos do segundo tempo

SPORT BOYS
Carlos Arias; Zampiery, Coimbra, Melean e Galindo; Garcia (Candia, aos 43 do 2º), Capdevilla, Rojas e Messidoro. Tenório (Ovejero, aos 35 do 2º) e Castillo (Léo Vaca, aos 11 do 2º).
Treinador: Pablo Caballero.

ATLÉTICO-MG
Victor, Marcos Rocha (Carlos César, aos 24 do 2º), Leonardo Silva (Erazo, aos 21 do 2º), Felipe Santana e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca (Rafael Carioca, aos 31 do 2º), Elias, Otero e Cazares; Rafael Moura.
Treinador: Roger Machado.