Topo

Flamengo bate U. Católica e fica muito próximo de vaga na Libertadores

Guerrero foi o nome do Flamengo contra a Universidade Católica -  Marcelo Sayão/EFE
Guerrero foi o nome do Flamengo contra a Universidade Católica Imagem: Marcelo Sayão/EFE

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/05/2017 23h37

A noite desta quarta-feira (3) foi quase perfeita para o Flamengo. O time carioca sofreu, mas fez a sua parte e venceu a Universidad Católica-CHI por 3 a 1, no Maracanã. Os gols de Rodinei, Guerrero e Trauco - Santiago Silva fez para os visitantes - só não garantiram a vaga antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores em razão do triunfo do San Lorenzo-ARG sobre o Atlético-PR.

Veja os gols da partida

Com a vitória, o Flamengo chega aos nove pontos, na liderança do Grupo 4, faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos do torneio continental. San Lorenzo e Atlético-PR dividem o segundo lugar com sete, enquanto a Universidad Católia fica estacionada com cinco.

Assim, se o Atlético-PR não vencer a U. Católica fora de casa, o Flamengo pode até perder que avança às oitavas de finais da Copa Libertadores da América. A partida acontece no Nuevo Gasómetro, na Argentina, dia 17, às 21h45 (de Brasília).

GUERRERO CHAMA O JOGO

Guerrero foi o principal jogador do Flamengo contra a Universidad Católica - REUTERS/Ricardo Moraes - REUTERS/Ricardo Moraes
Guerrero foi o principal jogador do Flamengo contra a Universidad Católica
Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Guerrero foi o nome do Flamengo na partida. Apesar de fazer a função de centroavante, o atacante mostrou muita movimentação, saiu da área, trabalhou bem no pivô e foi o responsável por quase todas as finalizações da equipe na etapa inicial. O problema foi a pontaria (pelo menos no primeiro tempo). Até os 40min, o peruano havia feito todos os chutes do time (oito).

Na parte final, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, Guerrero, aos 28min, apareceu para bater cruzado e recolocar o Flamengo em vantagem no marcador. Para se ter uma noção da participação do atacante, essa foi a 12ª finalização do peruano na partida.

U. CATÓLICA ASSUSTA

Fuenzalida desperdiçou uma ótima oportunidade para a U. Católica - AP/Silvia Izquierdo - AP/Silvia Izquierdo
Fuenzalida desperdiçou uma ótima oportunidade para a U. Católica
Imagem: AP/Silvia Izquierdo

A Universidad Católia sentia dificuldades para chegar ao setor ofensivo, mas, em dois momentos, assustou os torcedores no Maracanã. E foi em lances seguidos. Aos 18min, Fuenzalida saiu na cara de Muralha, mas bateu para fora quando o goleiro já tinha caído para o outro lado, chance claríssima. Um minuto depois, aos 19, Espinoza cruzou, o arqueiro rubro-negro deu um toque e Pará errou no recuo. Réver, então, afastou com um chutão na pequena área.

DEDO DO TÉCNICO

Rodinei abriu o placar para o Flamengo no Maracanã - Armando Paiva/AGIF - Armando Paiva/AGIF
Rodinei abriu o placar para o Flamengo no Maracanã
Imagem: Armando Paiva/AGIF

Sem Diego, se recuperando de uma lesão no joelho, o Flamengo sofreu na parte da criatividade, e Zé Ricardo, atento, mexeu no intervalo. O treinador rubro-negro optou pela entrada de Rodinei no lugar do apagado Mancuello, e deu certo. Logo aos 5min da etapa final, Guerrero cobrou uma falta na barreira, mas a bola sobrou para Rodinei, que encheu o pé esquerdo para acertar o ângulo de Toselli, sem chances para o goleiro.

BANHO DE ÁGUA FRIA

Santiago Silva assustou os torcedores do Fla no Maracanã - Pilar Olivares/Reuters - Pilar Olivares/Reuters
Santiago Silva assustou os torcedores do Fla no Maracanã
Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Quando o Flamengo parecia que ficaria confortável com a vantagem no marcador, veio um banho de água fria. Aos 22min, a equipe brasileira vacilou na marcação pela direita do ataque chileno, Fuenzalida cruzou e Santiago Silva antecipou Réver para deixar tudo igual no Maracanã. Ele já havia marcado contra o Fla nesta Libertadores. 

TRAUCO DEFINE A VITÓRIA
 
Trauco deu números finais ao marcador - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Trauco deu números finais ao marcador
Imagem: Luciano Belford/AGIF
 
Aos 41min, quando a vitória já parecia encaminhada, Trauco, que falhou na marcação no gol dos chilenos, tranquilizou os torcedores rubro-negros. Depois de tentar uma finalização, o lateral ganhou dividida com Magnasco e ainda trombou com Maripán antes de bater na saída de Toselli. 3 a 1 e fim de papo no Maracanã.
 
TORCIDA DO FLA DÁ SHOW

Torcida do Flamengo compareceu em peso ao Maracanã nesta quarta - REUTERS/Pilar Olivares - REUTERS/Pilar Olivares
Torcida do Flamengo compareceu em peso ao Maracanã nesta quarta
Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

A torcida do Flamengo jogou junto com a equipe na fase de grupos da Copa Libertadores. Assim como já havia acontecido contra San Lorenzo e Atlético-PR, os torcedores lotaram o Maracanã, esgotando os 52 mil ingressos disponíveis para a partida desta quarta-feira (3). A carga total à venda foi de 68.116 bilhetes - o número inclui os visitantes, gratuidades e cortesias. Assim, o clube garantiu a melhor média de público como mandante até essa etapa, com 53 mil. O Barcelona de Guayaquil é o segundo com 42 mil.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 X 1 UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI
 
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Dia e hora: 03/05/2017, 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo
Público pagante: 54.555
Público presente: 60.989
Renda: R$ 3.314.405,00
 
Cartões amarelos: Pará e Réver (Flamengo); Maripán, Espinoza e Cristián Álvarez (Católia)
Gol: Rodinei, aos 5min do 2º tempo; Santiago Silva, aos 22min do 2º tempo; Guerrero, aos 28min do 2º tempo, e Trauco, aos 41min do 2º tempo.
 
FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Gabriel (Renê) e Mancuello (Rodinei); Everton (Cuéllar) e Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
 
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Toselli; Juan Espinoza, Cristián Álvarez (Magnasco), Maripán e Parot; Fuentes (Carlos Espinosa), Kalinski (Roberto Gutiérrez) e Buonanotte; Fuenzalida, Santiago Silva e Noir. Técnico: Mario Salas.