Topo

Sem gols, Ricardo Oliveira vira "rei dos impedimentos" na Libertadores

Artilheiro, que não marca gols há cinco jogos, soma seis impedimentos na competição - Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo
Artilheiro, que não marca gols há cinco jogos, soma seis impedimentos na competição Imagem: Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/05/2017 04h00

O atacante Ricardo Oliveira não vive uma boa fase com a camisa do Santos. Além de um jejum de cinco jogos sem marcar, o camisa 9 lidera o ranking dos atacantes que mais ficam em impedimento na Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira, a equipe santista encara o Santa Fe, no Pacaembu, pela quarta rodada do Grupo 2.

Segundo estatísticas do Footstats, o capitão santista lidera com seis impedimentos, o mesmo número de Sergio Unrein, do Zúlia, da Venezuela. O atacante argentino, no entanto, tem um jogo a mais na competição continental.

Fred está logo atrás com cinco impedimentos, mas o centroavante do Atlético-MG, diferentemente de Ricardo Oliveira, está em boa fase. Somente na Libertadores, ele marcou cinco gols. Já o camisa 9 do Santos tem apenas dois gols na temporada.

A última vez que Ricardo Oliveira balançou as redes foi na derrota do Santos para o Palmeiras na primeira fase do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, no dia 19 de março.

No Santos, o centroavante está à frente de forma disparada quando o assunto é impedimento. Ele soma seis contra apenas um de Copete, Bruno Henrique, Lucas Lima e Vitor Bueno.

O técnico Dorival Júnior tem uma explicação para a fase ruim de seu capitão. Ele acredita que Ricardo Oliveira foi prejudicado na pré-temporada, quando não pôde se preparar como os demais companheiros pois sofreu com caxumba.

Números de jogos e gols do artilheiro despencam

Desde que retornou ao clube, no início de 2015, o jogador vem caindo de rendimento ano a ano. Um levantamento do UOL Esporte mostra que o capitão santista jogou e marcou menos gols a cada mudança de calendário.

Em 2015, seu primeiro ano, Ricardo Oliveira disputou 62 de 71 jogos do Santos, com 87% de aproveitamento. No ano seguinte, o número baixou bastante. Foram apenas 39 em 68 partidas disputadas pelo Santos, aproveitamento de 57%

Neste ano, os números são ainda menores. Até o momento, a equipe santista fez 19 jogos. Ricardo Oliveira só jogou dez, ou 52,6% dos jogos. Marcou 2 gols, média de 0,1 por partida

Ranking dos atletas em impedimentos na Libertadores:

Ricardo Oliveira: 6
Sergio Unrein, Zulia-VEN: 6
Fred, Atlético-MG: 5
Carlos Tenorio, Sport Boys-BOL: 4
Hugo Silveira, Nacional-URU: 4
José Sand, Lanús-ARG: 4
Álvaro Ramos, Deportes Iquique-CHI: 3