Topo

Com um a menos, Santos empata na Bolívia e se classifica na Libertadores

Gol de Vitor Bueno classifica o Santos para as oitavas de final da Copa Libertadores - AP/Juan Karita
Gol de Vitor Bueno classifica o Santos para as oitavas de final da Copa Libertadores Imagem: AP/Juan Karita

Do UOL, em Santos (SP)

17/05/2017 21h27

O Santos empatou com o The Strongest por 1 a 1 nesta quarta-feira, em La Paz, em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O gol santista foi marcado por Vitor Bueno. O resultado classifica a equipe santista para as oitavas de final da competição continental.

Veja os gols de The Strongest 1 x 1 Santos

A equipe santista se superou em busca da classificação, pois atuou com um menos desde os 22 minutos do primeiro tempo, devido à expulsão do atacante Bruno Henrique.

Com o empate do Santos e a vitória do Santa Fe contra o Sporting Crystal, a classificação do grupo 2 ficou da seguinte forma: Santos (nove pontos), The Strongest (8 pontos), Santa Fe (Sete) e Sporting Crystal (dois pontos). Como colombianos e bolivianos se enfrentam na última rodada, a equipe santista se garante pelo menos na segunda colocação do grupo.

Após empatar com o The Strongest, o Santos volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, diante do Coritiba, neste sábado, às 16h (de Brasília), pela segunda rodada da competição. 

Quem foi bem: De novo ele! Lucas Lima comanda o time

O meia Lucas Lima manteve o bom rendimento de 2017. Liderou o time em campo e ainda foi o responsável pela assistência do gol de Vitor Bueno, o gol da classificação. Já são 16 assistências em dez jogos neste ano. 

Quem foi mal: Bruno Henrique é expulso e complica o Santos

Bruno Henrique - REUTERS/David Mercado - REUTERS/David Mercado
Imagem: REUTERS/David Mercado

Se jogar na altitude de 3.660 m de La Paz já era difícil, a situação do Santos piorou com a inocente expulsão de Bruno Henrique aos 22 minutos do primeiro tempo. Ele fez uma reclamação e uma falta desnecessária e recebeu dois cartões amarelos.

Vanderlei salva Santos e ainda vê Escobar perder pênalti

Vanderlei - AFP / AIZAR RALDES - AFP / AIZAR RALDES
Imagem: AFP / AIZAR RALDES

A equipe santista foi bastante pressionada em La Paz e contou mais uma vez com um grande desempenho do goleiro Vanderlei. O camisa 1 fez excelentes defesas, inclusive, em chutes a “queima-roupa” dos atacantes bolivianos. Além disso, o goleiro deixou de sair como vilão ao ver Pablo Escobar cobrar pênalti por cima do gol. Explica-se: o goleiro que cometeu a penalidade. 

Ricardo Oliveira “esquenta” o banco de reservas em La Paz

O capitão do Santos, Ricardo Oliveira, “esquentou” o banco de reservas na partida contra o Strongest, nesta quarta-feira, na Bolívia. Dorival colocou o colombiano Vladimir Hernández em seu lugar. O baixinho colombiano teve atuação apagada e, cansado, foi substituído por Kayke aos 18 minutos do segundo tempo. Já Ricardo Oliveira deixou o banco no segundo tempo e foi para o vestiário por conta de fortes dores de cabeça, causados pela altitude. 

Além de vetar artilheiro, Dorival escala Copete na lateral

O técnico Dorival Júnior apostou em duas novidades na equipe titular: Vladimir Hernández e Copete. O primeiro ficou com a vaga de Ricardo Oliveira, enquanto Copete assumiu a lateral-esquerda após Dorival reprovar Matheus Ribeiro e Jean como substitutos de Zeca, lesionado. Copete não decepcionou e se esforçou bastante para anular o atacante Chumacero, "estrela" do time boliviano. Vale lembrar também que Leandro Donizete substituiu Thiago Maia, suspenso. 

FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST 1 X 1 SANTOS

Data: 17 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfá e Ivan Nuñes (ambos da Argentina)

Cartões amarelos: Lucas Lima e Bruno Henrique (Santos); Luiz Pérez (The Strongest)

Cartão vermelho: Bruno Henrique (Santos(SP)

Gols: Chumacero aos 39 minutos do primeiro tempo (The Strongest); Vitor Bueno aos 23 minutos do segundo tempo (Santos)

The Strongest: Daniel Vaca; Diego Bejarano, Luis Maldonado, Fernando Marteli e Júlio Pérez; Raúl Castro, Walter Veizaga e Wayar; Chumacero, Escobar e Matías Alonso. Técnico: César Farías

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Cleber Reis e Copete; Leandro Donizete, Renato, Vitor Bueno, Lucas Lima e Bruno Henrique; Vladimir Hernández (Kayke). Técnico: Dorival Júnior