Topo

Grêmio encerra trauma das oitavas após oito anos e mantém série invicta

Time gaúcho não chegava às quartas de final da Libertadores desde 2009 - Diego Vara/Reuters
Time gaúcho não chegava às quartas de final da Libertadores desde 2009 Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2017 21h31

O Grêmio eliminou o Godoy Cruz-ARG, nesta quarta-feira (9), e também terminou com seu trauma envolvendo as oitavas de final da Copa Libertadores. Com a vitória na Arena, o Tricolor confirmou a vaga e voltou às quartas de final. Desde 2009 o clube gaúcho não chegava lá. Em quatro oportunidades o time gaúcho caiu logo na primeira etapa mata-mata (assista aos gols da partida).

Em 2011, 2013, 2014 e 2016 o Grêmio sucumbiu. Diante de Universidad Católica-CHI, Santa Fe-COL, San Lorenzo e Rosario Central.

A eliminação mais sentida nesse período foi a da temporada passada. Sob o comando de Roger Machado, o Grêmio apostava alto em sua participação na Libertadores. Acabou derrotado nos dois jogos diante do time de Marco Ruben.

Em 2011, com Renato Gaúcho no comando, o Grêmio perdeu em casa e foi ao Chile com poucas esperanças. Em 2013, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o alto investimento não se confirmou em campo. E na temporada seguinte também houve decepção pelo rendimento diante daquele que seria campeão posteriormente.

Além de encerrar o tabu particular, o time de Renato Gaúcho aumentou a série invicta atual. A última derrota por em 9 de julho, quando o Grêmio perdeu para o Avaí em Porto Alegre. Desde então, o Tricolor jogou nove vezes e acumulou sete vitórias e dois empates.

“Não tem jogo fácil, a gente sabia que ia ser complicado. Jogamos com maturidade, soubemos reverter o placar”, disse Ramiro. “O Grêmio não passava das oitavas há tempos, então essa vitória é muito importante”, comentou Maicon.

Na próxima fase o Grêmio enfrenta o vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional-URU. Na primeira partida, em Montevidéu, o clube carioca venceu por 1 a 0. Nesta quinta-feira os times voltam ase enfrentar no Rio de Janeiro.