Topo

Grêmio sai atrás, mas elimina Godoy Cruz-ARG e vai às quartas de final

Silvio Ávila/EFE
Imagem: Silvio Ávila/EFE

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2017 21h06

O Grêmio está entre os oito melhores times da América. Nesta quarta-feira (9) o time gaúcho até saiu atrás, mas virou em cima do Godoy Cruz-ARG e passou pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Correa e Pedro Rocha, duas vezes, fizeram os gols do jogo em Porto Alegre. Na próxima fase o Tricolor enfrenta o vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional-URU (assista aos gols da partida).

A vitória de 2 a 1 na Arena completou o primeiro jogo do confronto, vencido pelo Grêmio pelo placar mínimo em Mendoza.

Até pela desvantagem, o Godoy Cruz começou ofensiva e abriu o placar. O Grêmio reagiu e empatou ainda no primeiro tempo. Com mais volume e controle, o time da casa virou cedo.

Pouco antes do final do jogo, Michel tomou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. A inferioridade numérica não alterou o escore e nem botou em risco a classificação.

Quem brilhou: Pedro Rocha

Onze gols no ano, quatro na Libertadores e uma curva que só sobe. Pedro Rocha confirmou a ótima fase com duas finalizações certas, no fundo da rede, mas também com atuação sólida. Boa tomada de decisão, movimentação e vitória pessoal. Com direito a janelinha.

Quem não foi bem: Marcelo Grohe

Goleiro fez duas grandes defesas no começo do jogo, uma após falha de Bruno Cortez, mas ficou adiantado na jogada que terminou com o gol de Correa. Mais à frente, o camisa 1 foi surpreendido com o potente chute do camisa 9 do Godoy Cruz.

“Eu não esperava o chute, estava adiantado mesmo”, falou Grohe no intervalo.

Luan dá de ombros para negociação e lidera o Grêmio

Luan dribla jogador do Godoy em jogo do Grêmio - Ricardo Rímoli/AGIF - Ricardo Rímoli/AGIF
Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Perto de ser negociado com o Spartak Moscou, Luan jogou como se não houvesse nada diferente em seu horizonte. O meia-atacante foi quem mais se mexeu, com e sem a bola, e criou para o Grêmio mesmo diante de um adversário fechado. A ida para a Rússia deve ser concluída até sexta-feira, mas diante do Godoy Cruz a iminente transferência não atrapalhou.

Grêmio é surpreendido e depois entra no jogo

A marcação alta dos primeiros minutos não livrou do Grêmio de uma surpresa. O time sofreu com bolas longas e aéreas e saiu atrás cedo. Mas reagiu rápido e com base na movimentação do trio Luan-Barrios-Pedro Rocha.

O volume rendeu bola na trave em finalização de Luan, mas o time ainda pecava na profundidade. O empate saiu após esforço de todo setor ofensivo e oportunismo. O estreante goleiro Burían deu rebote, Barrios pegou a bola e tocou para trás.

Após o empate o Grêmio tomou conta da partida e praticamente não foi acossado. A virada saiu em boa jogada de contra-ataque. Vertical, o Tricolor teve até Geromel na construção do lance. Que terminou com chute de Barrios na trave e rebote nos pés de Pedro Rocha.

Godoy Cruz explora bola longa e aérea

Javier Correa fez o gol do Godoy Cruz contra o Grêmio - Wesley Santos/AP - Wesley Santos/AP
Imagem: Wesley Santos/AP

O time argentino surpreendeu e começou em cima. Criou duas boas chances e marcou aos 14 minutos após chutaço de Correa. O camisa 9 pegou Marcelo Grohe adiantado e marcou um bonito gol. Depois de abrir o placar o Godoy Cruz recuou as linhas.

O passo atrás foi o início do fim. A estratégia de esperar o Grêmio tirou a força ofensiva e deixou os donos da casa em cenário favorável. Com espaço para Luan e Pedro Rocha se deslocarem. Criarem.

Renato tira Arthur e põe Maicon

Renato Gaúcho passa orientações em Grêmio x Godoy Cruz pela Libertadores - Ricardo Rímoli/AGIF - Ricardo Rímoli/AGIF
Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

A entrada de Maicon era quase certa, após boas atuações do camisa 8, mas a surpresa antes da bola rolar ficou pela escolha de Renato Gaúcho. O treinador optou por deixar Arthur no banco, trocando a superioridade numérica do jovem pelo passe que quebra linhas - característica do capitão. A mudança deixou Michel um pouco desconfortável no início, mas depois houve ajuste.

Sem trocas no intervalo, o Grêmio cresceu em campo e só após virar o escore teve as primeiras substituições. A troca número um foi Maicon por Arthur. Poucos minutos depois foi a vez de Ramiro sair para entrada de Fernandinho. Aos 40, Pedro Rocha saiu para entrada de Marcelo Oliveira.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 GODOY CRUZ-ARG

Data e hora: 09/08/2017 (quarta-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 38.797 pessoas (36.204 pagantes)
Renda: R$ 1.543.736,00
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)
Cartões amarelos: Michel, Maicon (GRE); Abecacis, Galeano, Henríquez, Olivares (GOD)
Cartão vermelho: Michel (GRE)
Gols: Correa, aos 14 minutos do primeiro tempo (GOD); Pedro Rocha, aos 28 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Arthur), Ramiro (Fernandinho), Luan e Pedro Rocha (Marcelo Oliveira); Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

GODOY CRUZ-ARG: Burían; Abecacis, Galeano, Olivares e Angileri; Henríquez (Facundo Silva), Juan Garro (González), Gastón Gímenez e Felipe Rodríguez (Verdugo); Correa e Morro García
Técnico: Marcelo Larriera