Topo

Críticas de gaúchos revoltam Botafogo e aumentam motivação contra Grêmio

Panfleto distribuído por torcedores aos atletas do Botafogo na chegada a Porto Alegre - Reprodução/Internet
Panfleto distribuído por torcedores aos atletas do Botafogo na chegada a Porto Alegre Imagem: Reprodução/Internet

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2017 04h00

O jogo contra o Grêmio, pelas quartas de final da Libertadores, nesta quarta-feira, ás 21h45, por si só já é encarado como o mais importante da história recente do Botafogo. Ainda assim, os atletas do Alvinegro conseguiram encontrar motivação extra na chegada ao Sul. Membros de uma torcida organizada entregaram panfletos com críticas de blogueiros da imprensa local à equipe de General Severiano, o que incomodou elenco e comissão técnica.

Nas postagens, os críticos citam a “ruindade do Botafogo” e que apenas “uma catástrofe tiraria a vaga do Grêmio na semifinal”. Todos os jogadores receberam o panfleto, que inicialmente foi recebido sem saber o teor do conteúdo. Após a leitura, porém, a delegação do Alvinegro ficou revoltada com o que estava escrito.

A irritação do Botafogo tem explicação. Tratado como ‘patinho feio’, o time fugiu do rebaixamento e conseguiu a classificação para a pré-Libertadores. Para chegar às quartas de final, teve de eliminar nada menos do que cinco campeões da competição: Colo-Colo-CHI, Olímpia-PAR, Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG e Nacional-URU.

“Os jogadores estão mordidos com tudo isso. Parece que o Grêmio já passou e entrará em campo apenas para cumprir tabela. É de uma arrogância muito grande, chegou a nos surpreender isso. Estamos [Botafogo] acostumados com isso e vamos fazer de tudo para provar que erram em nos menosprezar”, disse um membro da delegação que preferiu não ser identificado.

Abertamente o discurso é parecido. O técnico Jair Ventura nãoel esconde a chateação com o que foi escrito nos últimos dias.

"Faz parte do show, sabem se falam de tudo. Tem pessoas que levam para um lado diferente, tem quem fica mais motivado. Tem aquele velho ditado, quem bate esquece. Tem que tomar cuidado com o que a gente fala. Vejo de maneira normal. Quando o juiz apitar, vamos ver o final da história", disse o treinador do Botafogo.

No Grêmio, o discurso é de respeito. Edilson, que já teve passagem pelo Botafogo, por exemplo, faz elogios à forma do adversário jogar essas partidas eliminatórias. Segundo ele, o Alvinegro já se mostrou perigoso e fará jogo duro na próxima quarta-feira.

"A gente tem de encontrar o equilíbrio. Em casa a tendência é o time se soltar mais, tentar mais. Mas a gente não pode descuidar, o Botafogo é um time preparado para o contra-ataque. Sabe jogar esse tipo de jogo. Temos que atacar marcando", disse o lateral direito Edilson.

O Botafogo não abrirá mão da forma de jogar. Defensivo, buscará espaços para contra-atacar. A postura, porém, precisa ser diferente do que ocorreu no decisivo duelo com o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, quando ofereceu pouco perigo e acabou eliminado com gol Diego, após linda jogada de Berrío.

“Sofremos contra o Flamengo, deixamos a desejar, e aprendemos com nossos erros. Jogamos abaixo. Temos que jogar o nosso futebol. Então temos que nos arriscar um pouco. Não vamos jogar por uma bola, vamos atacar o Grêmio e fazer nosso trabalho sem medo de errar. Na Copa do Brasil, não erramos tanto. O Flamengo teve uma chance e aconteceu. Acho que deixamos de fazer”, afirmou Lindoso.

GRÊMIO X BOTAFOGO

Data e hora: 20/09/2017, quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Luis Murillo e Carlos Lopez (ARG)

Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Jailson, Ramiro, Arthur e Fernandinho; Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

Botafogo
Gatito Fernandez; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luiz; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura