Topo

Um gol em quatro jogos: Grêmio usa tempo até semi para reconstruir ataque

Grêmio torce por volta de Luan para reconstruir setor ofensivo da equipe - Wesley Santos/Estadão Conteúdo
Grêmio torce por volta de Luan para reconstruir setor ofensivo da equipe Imagem: Wesley Santos/Estadão Conteúdo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/09/2017 04h00

O ataque do Grêmio deixou de ser sua principal valência. Com apenas um gol marcado nos últimos quatro jogos, o time gaúcho tem praticamente um mês para reconstruir o setor até a semifinal da Libertadores. E isso passa diretamente pela volta de Luan.

Em preparação para estar 100% nos duelos com o Barcelona de Guayaquil, o meia-atacante está novamente fora do time para este domingo. Por mais dez dias, estará em recuperação da lesão muscular na coxa direita que o afastou de quase toda eliminatória contra o Botafogo.

E Luan é vital. Chamado de 'Messi' por Renato Gaúcho na alusão à falta que faz na equipe, o jogador é o principal produtor e até finalizador do time.

"É muito difícil jogar sem o Luan. Não estamos acostumados. Jogamos com três volantes (contra o Botafogo) e a ligação direta é melhor às vezes do que sair tocando e perder a bola correndo risco de sofrer gol", disse o técnico Renato Gaúcho após o último jogo. "Temos um mês para pensar em corrigir o que é necessário. Principalmente recuperar o Luan", completou.

Contra Vasco, Botafogo (no Rio) e Chapecoense, nenhum gol marcado. Diante do Botafogo em casa, apenas um. E se a estatística retornar um pouco mais, o Grêmio marcou em apenas três partidas das últimas 10.

Alternativas no banco

Uma das opções para driblar a inoperância do ataque é Arroyo. O equatoriano está se destacando nos treinamentos e receberá chance pouco a pouco para concorrer por vaga na equipe. O jovem Patrick, de 18 anos, também tem agradado o comando técnico.

Além disso, Douglas está retornando aos trabalhos mais duros. Durante o mês, será preparado para ter condições de ao menos ser opção no banco de reservas diante do Barcelona-EQU.

São seis partidas até lá. O Grêmio irá encarar Bahia, Fluminense, Cruzeiro, Coritiba, Corinthians e Palmeiras. Nestes compromissos espera recuperar sua principal característica que parece ter se perdido em meio à temporada.