Topo

Com sobrepeso, Douglas sofre para voltar ao Grêmio e deve perder semifinal

Douglas durante treino em 19 de setembro. Quilos a mais mantém meia fora do time - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Douglas durante treino em 19 de setembro. Quilos a mais mantém meia fora do time Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2017 04h00

Douglas, 35 anos, superou as dores no joelho e está perto de voltar aos trabalhos com o grupo principal do Grêmio. O retorno, contudo, não é garantia de presença na semifinal da Copa Libertadores, diante do Barcelona-EQU. Bem acima do peso, o meia deverá ficar fora das duas partidas que valem vaga na decisão do torneio continental.

O primeiro jogo será em 25 de outubro, em Guaiaquil, e a partida de volta, em Porto Alegre, ocorrerá em 1º de novembro. O sobrepeso de Douglas é apontado como resultado do período de recuperação da cirurgia no joelho esquerdo e predisposição do próprio jogador. Por isso, o Grêmio não vê falta de profissionalismo no caso. Pelo contrário.

Douglas goza de bom cartaz internamente: é um dos líderes do grupo, tem canal aberto com Renato Gaúcho e mantém boa relação com a diretoria. A conduta nos sete meses pós-cirurgia é elogiada. No período, o meia não faltou a nenhuma sessão de fisioterapia e sempre se mostrou envolvido com o time.

A ausência de Douglas nos duelos com o Barcelona de Guaiaquil não é oficial, mas, segundo apurou o UOL Esporte, deve se confirmar nas próximas semanas. Além dos quilos a mais, que inclusive já renderam brincadeira de Renato Portaluppi em entrevista coletiva, o longo tempo sem atuar em jogos oficias explicam o cenário.

No início de agosto, o Grêmio inscreveu Douglas na Libertadores. Ele entrou na vaga de Gastón Fernández, liberado ao Estudiantes-ARG, e recuperou a camisa de número 10. No fim do mês passado, no entanto, o jogador voltou a sentir dores no joelho esquerdo e foi sacado de treinos com bola.