Topo

Irregularidade da Chape faz Lanús decidir Libertadores em casa

Natacha Pisarenko/AP
Imagem: Natacha Pisarenko/AP

Do UOL, em São Paulo

01/11/2017 11h44

O Lanús ainda não conhece seu adversário na final da Libertadores, mas decidirá em casa o segundo jogo das finais, seja o Grêmio ou o Barcelona/EQU. Caso o rival seja o Tricolor gaúcho, o Lanús terá a vantagem de definir em casa graças a um erro da Chapecoense na fase de grupos.

Explica-se: a Conmebol define como mandante da 2ª partida das finais aquele com melhor campanha na fase de grupos.

O Lanús perdeu o jogo contra a Chape por 2 a 1 na fase de grupos, mas levou os três pontos após o time catarinense escalar irregularmente o atleta Luiz Otavio. Posteriormente, a Conmebol definiu a partida como vitória por 3 a 0 do Lanús.

Com os três pontos conquistados em virtude do erro da Chape, o Lanús terminou a 1ª fase com 13 pontos e 10 gols de saldo. O Grêmio terminou a chave 8 com os mesmos 13 pontos, mas com 9 gols favoráveis (um a menos que o Lanús).

Caso encare o Barcelona, o Lanús já teria a vantagem de decidir a final na Argentina, independentemente da pontuação do duelo contra a Chapecoense, pois o time equatoriano encerrou a fase de grupos com 10 pontos. Clique aqui e assista aos melhores momentos da vitória da equipe sobre o River Plate.

As finais da Libertadores acontecem nos dias 22 e 29 de novembro.