Topo

Grêmio na final faz Renato passar Felipão. E vai superar Tite também

Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2017 15h00

Renato Gaúcho já está na história do Grêmio, mas depois de confirmar presença na final da Libertadores de 2017 o ex-atacante ganhou outro motivo para ser lembrado. Ele superou Luiz Felipe Scolari e também irá ultrapassar Tite na lista de treinadores que mais comandaram o time gaúcho na história do torneio sul-americano.

Felipão, campeão em 1995, tem 20 jogos à frente do Grêmio em Libertadores e foi ultrapassado por Renato ainda no primeiro duelo com o Barcelona-EQU, em Guayaquil, na semana passada.

Já Tite acumula 22 partidas como técnico do Grêmio no torneio. Número igualado por Renato Portaluppi na última quarta-feira, em Porto Alegre. Assim, em 22 de novembro (dia do primeiro jogo da final) o atual treinador se isolará no ranking.

"O mais importante é aquilo que falei: o Grêmio está lá. Isso é o mais importante. Foi uma classificação sofrida. Meu cansaço é mental e não é nada fácil. É Libertadores, Brasileiro, Libertadores e Brasileiro. A malinha quando aparece dá trabalho. Mas faz parte", respondeu Renato ao ser questionado sobre a chance de conquistar o título pela segunda vez, mas a primeira na nova função: treinador.

Em 22 jogos com o Grêmio na Libertadores, Renato acumula 12 vitórias, quatro empates e seis derrotas. A marca soma 10 partidas da campanha de 2011, que terminou nas oitavas de final após derrota para Universidad Católica-CHI, e mais 12 jogos da atual temporada.

Abaixo de Tite, Renato e Felipão na lista de técnicos com mais jogos à frente do Grêmio na Libertadores aparecem Mano Menezes, Evaristo de Macedo, Valdir Espinosa e Vanderlei Luxemburgo. Com 14, 13, 12 e 10 partidas, respectivamente.

Grêmio e Lanús-ARG começam a decidir a Copa Libertadores em 22 de novembro. O primeiro jogo será em Porto Alegre e a partida final, no dia 29, acontecerá na Argentina. O confronto não terá gol qualificado, como manda o regulamento da competição.