Topo

Gremistas fazem festa no Obelisco após título: "Argentina copada"

Torcedores celebraram o tricampeonato aos pés do Obelisco, em Buenos Aires - Jeremias Wernek/UOL
Torcedores celebraram o tricampeonato aos pés do Obelisco, em Buenos Aires Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Buenos Aires

30/11/2017 04h00

Os gremistas amarraram os cavalos no Obelisco. De Buenos Aires. Horas depois de bater o Lanús, em pleno estádio de La Fortaleza, boa parte das testemunhas in loco do tricampeonato migraram para o ponto de celebração dos argentinos.

Na esquina das avenidas Corrientes e Carlos Pelegrini os torcedores do Grêmio montaram seu QG. Centenas se somaram ali pouco a pouco.

“Buenos Aires... Nós copamos Buenos Aires! Nós copamos Buenos Aires!”, cantaram os torcedores. “Argentina está copada”, passou berrando outro.

A razão para reunião no local tão emblemático: cerveja. O ‘Café de la Ciudad’ é o único a vender bebida alcoólica nas redondezas do monumento argentino.

"Aqui tinha cerveja! E o Obelisco no fundo, então ficou perfeito", disse Rafael Santos, torcedor do Grêmio que se esgueirava entre os confrades e os poucos transeuntes locais.

Os pequenos grupos chegaram aos poucos e formaram um mar azul. Do lado de dentro do histórico bar, mas também na calçada. O movimento fora do comum fez a polícia se mobilizar e marcar presença.

Torcedores do Grêmio levaram B vermelho para tirar onda do Inter - Jeremias Wernek/UOL - Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

"Eu sabia que ia ter reunião aqui e vim direto", contou Leonardo Teixeira, 38. "Eu tirei um rim, superei o câncer e fui a todos os jogos fora de casa do Grêmio na Libertadores. Não podia perder isso aqui também", completou.

Leonardo tinha em mãos outro motivo de alegria dos gremistas: um B vermelho em alusão à segunda divisão do Inter.

A festa pelo tricampeonato não tem hora para acabar. Mas com a cerveja a R$ 28, em inflação diante da onda de brasileiros, nem será preciso álcool para continuar a comemoração.