Topo

Mano busca forma de escalar Thiago Neves e Arrascaeta juntos no Cruzeiro

Arrascaeta e Thiago Neves comemoram gol do Cruzeiro no Mineirão - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Arrascaeta e Thiago Neves comemoram gol do Cruzeiro no Mineirão Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/04/2018 04h00

Mano Menezes optou pelo mistério às vésperas do jogo com o Vasco, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Mas um fato não é segredo. O técnico tenta encontrar uma forma de escalar Thiago Neves e Giorgian De Arrascaeta juntos sem comprometer a defesa.

Eles são considerados os principais nomes do setor ofensivo do Cruzeiro, mas por terem uma forma semelhante de atuar só foram titulares juntos em três oportunidades. O curioso é que, em todos os jogos, o time mineiro obteve triunfos. Os duelos foram contra Uberlândia (4-0), Tombense (2-1) e URT (3-0).

Além de terem retrospecto positivo atuando juntos, os dois apoiadores ostentam bons números e participaram de 46,42% dos 28 gols da equipe na temporada. Thiago Neves é responsável por quatro tentos e dois passes, enquanto Arrascaeta já estufou as redes em cinco oportunidades e deu três assistências.

No último domingo, quando o Cruzeiro perdeu para o Atlético-MG por 3 a 1, foi a dupla quem criou a jogada do gol de honra. O dono da camisa 30 rolou para o gringo estufar a rede de Victor no estádio Independência.

O bom desempenho da dupla faz com que Mano Menezes cogite a sua escalação no jogo contra o Vasco, nesta quarta-feira. Mas como o técnico fará isso sem comprometer o sistema defensivo? Segundo uma pessoa ligada aos bastidores do clube, a intenção é escalar Thiago Neves como meia central, mais perto do atacante e exigir recomposição do jogador mais avançado do sistema. Arrascaeta atuaria pelo lado do campo, mais provavelmente no flanco esquerdo, na vaga de Rafinha.

Esta foi uma das táticas treinadas pelo comandante às vésperas do jogo desta quarta-feira (4), às 21h45 (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores da América. Contudo, Mano Menezes fez outros testes para o jogo que ocorre no Mineirão.

Apesar dos testes do treinador na atividade fechada, a escalação do Cruzeiro permanece como incógnita para o compromisso da competição continental. A ideia é escalar um time muito ofensivo para alcançar a primeira vitória no torneio.

Ficha técnica
Cruzeiro x Vasco

Motivo: 2ª rodada do Grupo 5 da Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 4 de abril de 2018 (quarta-feira)
Horário: às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé (Léo), Murilo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Lucas Romero), Robinho (Mancuello) e Thiago Neves; Rafinha (Arrascaeta) e Raniel (Sassá).
Técnico: Mano Menezes.

Vasco
Martín Silva, Rafael Galhardo, Erazo, Paulão e Henrique; Desábato e Wellington; Paulinho, Yago Pikachu e Wagner (Andrés Rios); Riascos.
Técnico: Zé Ricardo.