Topo

Fla tropeça mais uma vez sem torcida no Maracanã e empata contra Santa Fe

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/04/2018 23h36

Faltou estabilidade para o Flamengo nesta quarta-feira (18), no empate por 1 a 1 contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia, pela Copa Libertadores. O duelo no Maracanã sem torcida começou muito bom para os rubro-negros, com gol de Henrique Dourado, mas o ritmo caiu após Morelo empatar - clique e veja os gols.

O tropeço é uma oportunidade perdida pelo Flamengo, que chega aos cinco pontos na liderança, mas vê o grupo 4 embolado: são dois de vantagem em relação ao Santa Fe. Emelec (um ponto) e River Plate (dois) completam a terceira rodada no Equador, nesta quinta-feira (19). O Rubro-Negro volta a campo no sábado (21), contra o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro.

Essa foi a segunda partida do Flamengo sem torcedores nesta Libertadores. Na estreia, contra o River Plate, o time também empatou.

Foram bem: Garotos criam bastante

Vinicius Jr - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Lucas Paquetá e Vinícius Jr. fizeram muita fumaça principalmente na primeira meia hora, o melhor período do Flamengo no jogo. O camisa 11 não chegou a se destacar tanto quando no último sábado (14), contra o Vitória, mas teve atuação sólida mais uma vez. Vinícius esteve no mesmo nível, e até Lincoln entrou bem na vaga de Henrique Dourado na etapa final.

Ficou devendo: Everton Ribeiro

O camisa 7 não conseguiu demonstrar seu melhor futebol. Mesmo no primeiro tempo, quando o Flamengo chegou vezes seguidas na área do Santa Fe, Everton Ribeiro não estava entre os destaques rubro-negros. Depois, caiu de ritmo junto com a equipe e foi um dos escolhidos por Barbieri para sair aos dez minutos da etapa final.

Flamengo faz o gol cedo e se anima

Henrique Dourado comemora gol do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O início de jogo foi totalmente rubro-negro, a começar por ótima triangulação que terminou em chute de Paquetá para fora. Neste período o Flamengo criou muito bem, principalmente pelo meio, mas o gol saiu na bola parada: Diego cobrou escanteio, o goleiro Zapata demorou para sair, e Henrique Dourado testou na rede. A falha do goleiro seria compensada minutos depois, quando ele bloqueou chute à queima-roupa de Juan.

Encolhido, Santa Fe "acha" o empate

Jogadores do Santa Fe comemoram gol contra o Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Tomar o gol cedo parece ter assustado a equipe colombiana, que demorou mais de meia hora para encaixar a marcação. O Flamengo seguiu melhor, chegou a ter 70% de posse de bola e estar sempre presente no campo de ataque. Mas um erro de passe de Diego armou contra-ataque fatal para o Santa Fe: Plata avançou e ofereceu o gol a Morelo, o artilheiro da Libertadores com oito gols.

Ritmo cai, e Flamengo se desencontra

Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo já não era o mesmo. O gol sofrido tirou o capricho que a equipe vinha tendo no campo ofensivo. Os espaços continuavam lá, pois o Santa Fe seguia tão frágil quanto antes, mas a posse de bola consciente do Rubro-Negro já não existia mais.

Zapata é pura emoção

O goleiro do Santa Fe viveu noite recheada de emoções. Após errar no gol de Henrique Dourado, fez defesaça em bola de Juan. No segundo tempo voltou a errar duas vezes na saída de bola e quase entregou gol a Paquetá, cujo cabeceio foi salvo em cima da linha por Soto. A poucos minutos do final, Diego recebeu na área e bateu rasteiro no cantinho para grande defesa de Zapata.

Maracanã vazio

O duelo com o Santa Fe foi o segundo em que o Flamengo precisou jogar de portões fechados. A punição foi imposta pela Conmebol após os episódios de vandalismo na final da Copa Sul-Americana de 2017, contra o Independiente. O curioso é que, apesar das arquibancadas vazias, havia seguranças “vigiando” as arquibancadas vazias do Maracanã.

Ficha Técnica

Flamengo 1 x 1 Santa Fe

Data: 18 de abril de 2018
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro-RJ
Hora: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)
Cartões Amarelos: Cuéllar (Flamengo); López, Soto (Santa Fe)
Cartão Vermelho: não houve.

Gols: Henrique Dourado aos 8’, e Morelo aos 30 minutos do primeiro tempo

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Juan, Réver e Renê; Cuéllar, Everton Ribeiro (Willian Arão), Paquetá, Diego e Vinícius Jr. (Geuvânio); Henrique Dourado (Lincoln). Treinador: Mauricio Barbieri.

Santa Fe: Zapata; Arboleda (Giraldo), López, Tesillo e Gil; Gordillo, Perlaza e Vargas (Soto); Pajoy, Plata (Henao) e Morelo. Treinador: Agustín Julio.