Topo

Esquema sem centroavante dá certo outra vez e faz Carille celebrar opções

Meia Jadson celebra o único gol do jogo contra o Independiente, em Avellaneda - AP Photo/Gustavo Garello
Meia Jadson celebra o único gol do jogo contra o Independiente, em Avellaneda Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

Do UOL, em São Paulo

19/04/2018 04h00

O esquema sem centroavante adotado por Fábio Carille há dois meses deu resultado mais uma vez. O Corinthians venceu o Independiente por 1 a 0, na Argentina, e disparou na liderança do Grupo 7 da Libertadores (clique e confira o gol da vitória).

Os três pontos conquistados fora de casa fizeram o treinador corintiano celebrar o desempenho em Avellaneda e ainda ressaltar a estratégia alvinegra. Sem um camisa 9, a equipe voltou a mostrar boa movimentação no meio-campo ofensivo.

O Corinthians, mesmo pressionado pelo Independiente, conseguiu em alguns lances chegar à área adversária com mais de dois jogadores em condições de finalizar. No gol da vitória marcado por Jadson, por exemplo, Mateus Vital alçou a bola na área para a conclusão do camisa 10, que tinha Rodriguinho ao seu lado. No primeiro tempo, Romero, Clayson e até Maycon tiveram chance de chutar a gol já próximos à meta do Independiente. 

Carillle ganhará nos próximos dias a opção de escalar um jogador de área - Roger assinará com o clube nas próximas horas -, mas o 4-2-4 não será colocado de lado. A ideia é se adequar aos rivais e ter opções para ganhar jogos.

"Eu estou indo muito no jogo a jogo. Que bom que está chegando mais um jogador, o Corinthians tem a possibilidade da chegada de mais jogadores. Vai me dar mais opção para discutir e colocar os melhores em campo para aquilo que o adversário nos mostra. É um sistema, o 4-2-4, que está dando certo", explicou Carille.

Ralf - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Ralf foi mais uma vez titular do Corinthians
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

O treinador citou os clássicos diante do Palmeiras, quando o time alvinegro atuou sem centroavante e levou a melhor em duas oportunidades. Na decisão, sem Clayson, Carille contou com o bom desempenho de Mateus Vital, que atuou aberto à esquerda e fez a jogada do gol marcado por Rodriguinho. O meia, diante do Independiente, entrou em campo no segundo tempo.

Solidez defensiva se repete

O Corinthians chegou à marca de três partidas sem levar gols na Libertadores ao vencer por 1 a 0 na Argentina. No segundo tempo, o time corintiano ainda viu o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk anular um gol legal do Independiente.

O desempenho defensivo foi citado por Carille após a vitória que deixou o Corinthians com sete pontos na tabela de classificação do Grupo 7, quatro a mais que o Millonarios, da Colômbia, o segundo colocado.

A solidez, marca dos últimos times do Corinthians comandados por Tite e Mano Menezes e o próprio Carille, faz da equipe alvinegra ter a melhor defesa da Libertadores 2018, assim como na única conquista da equipe na Libertadores. Em 2012, o time levantou a taça com apenas quatro gols sofridos.