Topo

Com terceira expulsão de Sheik, Corinthians revive trauma em Libertadores

Pedro Vale/AGIF
Imagem: Pedro Vale/AGIF

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/05/2018 04h00

Em toda sua história da Copa Libertadores, com um total de 116 jogos, o Corinthians tem uma média de um cartão vermelho a cada quatro jogos. Pois no quarto jogo da edição 2018, a matemática se mostrou implacável para a equipe de Fábio Carille. Coube ao veterano Emerson, o mais experiente do elenco, a primeira expulsão deste ano na derrota por 2 a 1 para o Independiente-ARG, em Itaquera, na noite de quarta-feira (2). Clique aqui para ver os gols da partida.

Nem mesmo para ele, porém, o tema é novidade. O cartão vermelho recebido é o terceiro de Emerson com a camisa corintiana na Libertadores. Se em 2012 ele foi expulso na semifinal contra o Santos e voltou a tempo de se sagrar herói da conquista diante do Boca Juniors-ARG, o mesmo não ocorreu em 2015. O vermelho recebido contra o São Paulo se transformou em gancho de três jogos e tirou o então titular de Tite do mata-mata - sem ele em campo, o Corinthians seria eliminado pelo Guarani-PAR já nas oitavas.

Emerson bravo - Pedro Vale/AGIF - Pedro Vale/AGIF
Imagem: Pedro Vale/AGIF

A conta histórica sobre as expulsões corintianas foi feita em 2016 pelo Blog Futebol em Números, no UOL Esporte, justamente depois de uma partida contra o Cerro Porteño em que, após dois vermelhos, a equipe saiu derrotada no Paraguai. O roteiro ainda se repetiria nas oitavas de final, em confronto com o Nacional-URU, que eliminou o Corinthians em Itaquera em partida na qual Fagner foi o incumbido da expulsão da vez.

Também foi assim em 2015 contra o Guaraní-PAR, com dois cartões vermelhos, em 2011, diante do Tolima-COL na Pré-Libertadores, em 2006 e 2003, contra o River Plate-ARG...e, curiosamente, também pela Copa Sul-Americana no ano passado. Quando buscava a virada sobre o Racing-ARG, Rodriguinho foi expulso em situação muito similar à de Sheik. O saldo da confusão ainda causaria suspensões para a edição 2018 da Libertadores para Kazim, Walter, Marciel e o próprio Rodriguinho.

Apesar da gravidade do tema na história corintiana ao longo dos anos de Libertadores, Carille evitou falar sobre a expulsão de Emerson na entrevista coletiva. O treinador se limitou a dizer que não havia visto todo o lance e que só daria novo posicionamento quando tivesse uma análise completa. Já o atacante, apesar de evitar os microfones na saída da Arena, publicou um pedido de desculpas em rede social.

Com 7 pontos depois de quatro jogos, o Corinthians ainda lidera o grupo, mas já vê os rivais mais próximos - o Independiente se juntou ao Deportivo Lara-VEN, ambos com 6 pontos, na vice-liderança. Com 4 pontos, o Millonarios-COL ainda sonha com uma reviravolta. A campanha corintiana na Libertadores terá continuidade com visita ao Lara (17 de maio) e se encerrará em casa contra o Millonarios (24 de maio).