Topo

Flamengo só empata com River e entra no caminho de gigantes nas oitavas

Henrique Dourado foi o pior jogador do Flamengo no empate com o River Plate - REUTERS/Agustin Marcarian
Henrique Dourado foi o pior jogador do Flamengo no empate com o River Plate Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/05/2018 23h36

O Flamengo foi até Buenos Aires ciente da necessidade de vencer o River Plate-ARG para terminar em 1º lugar no Grupo 4 e ter vantagem de decidir em casa as oitavas de final da Copa Libertadores. Na prática, porém, o resultado foi bem diferente do desejado. Nesta quarta-feira (23), o Rubro-negro só empatou por 0 a 0 com os donos da casa, no Monumental de Núñez, e encerrou mesmo na 2ª colocação da chave, com dez pontos. Os argentinos chegaram aos 12 pontos. Clique aqui para ver os melhores lances da partida.

Desta forma, o Flamengo avança às oitavas de final no grupo dos segundos colocados e fará a segunda partida fora de casa na fase eliminatória. Adversário e sequência de confrontos ainda serão sorteados. Há grande possibilidade de cruzar com um clube brasileiro. Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras já confirmaram a liderança e poderão ser adversários. Corinthians e Santos ainda dependem do último jogo, mas têm grandes chances de ficar em primeiro. A tendência, inclusive, é a de que o Rubro-negro, caso supere fase a fase na competição, realize com frequência a partida decisiva fora de casa, já que a campanha foi modesta em comparação aos demais adversários.

O melhor: Cuéllar - O colombiano fez mais uma boa partida com a camisa do Flamengo. Desarmou e foi o responsável pela saída de bola da defesa para o ataque. Em uma noite de pouca inspiração rubro-negra, o volante foi o destaque.

O pior: Henrique Dourado - O atacante do Flamengo pouco apareceu na partida. Isolado entre os zagueiros, o camisa 19 sumiu e deixou de ser uma opção importante para furar o sistema defensivo dos argentinos. Ele teve apenas uma chance aos 24min do segundo tempo e a desperdiçou.

Olhos em Armani e Vinicius Júnior

Vinicius Júnior sente dores após falta sofrida no jogo entre River Plate e Flamengo - AP Photo/Natacha Pisarenko - AP Photo/Natacha Pisarenko
Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko
Em um primeiro tempo morno, mas com predomínio do River Plate, os olhos dos torcedores e da transmissão se voltaram para o goleiro Armani, provável titular da Argentina na Copa do Mundo. O arqueiro foi mostrado diversas vezes apesar de pouco exigido. Outro bastante requisitado foi o atacante Vinicius Júnior, sensação do Flamengo e bastante abordado pela imprensa do país desde que a delegação chegou no país.

Lucas Paquetá está fora do primeiro jogo das oitavas

Lucas Paquetá cai após se chocar com Jonatan Maidana no jogo entre River Plate e Flamengo - REUTERS/Agustin Marcarian - REUTERS/Agustin Marcarian
Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian
Um dos principais jogadores do Flamengo na temporada, o meia Lucas Paquetá já entrou em campo pendurado e teve a escalação bastante criticada nas redes sociais. Punido com o cartão amarelo ainda no primeiro tempo, o camisa 11 está fora da primeira partidas das oitavas de final da Copa Libertadores.

Rodinei erra cruzamento, e Flamengo desperdiça boa chance

Apesar da apresentação ruim, o Flamengo teve uma excelente oportunidade para abrir o placar em chance rara. Aos 46min, Rodinei recebeu de Paquetá e cruzou forte demais. Rhodolfo, Léo Duarte e Vinicius Júnior estavam na pequena área. Nenhum deles alcançou a bola.

Scocco arranca o “Uhhhh” da torcida do River

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o River Plate chegou muito perto do primeiro gol. Scocco, que já passou pelo Internacional, bateu com categoria de fora da área. A bola passou rente à trave. O goleiro Diego Alves apenas olhou e torceu para não entrar.

Flamengo reclama de pênalti em Rhodolfo

Aos 8min do segundo tempo, os jogadores do Flamengo reclamaram bastante de pênalti em cima do zagueiro Rhodolfo. No levantamento na área, o defensor foi puxado por Lucas Pratto. A arbitragem mandou o jogo seguir.

Diego Alves erra passe e salva Flamengo na sequência

Já na parte final do jogo, o goleiro Diego Alves recebeu o recuou de bola e errou o passe para sair jogando. A sorte foi que o jogador do River também escorregou. A bola chegou para Scocco arrematar na entrada da área. O camisa 1 rubro-negro fez a defesa. Os argentinos ainda acertaram o travessão no fim, mas o placar ficou mesmo em 0 a 0, um resultado ruim para os cariocas.

RIVER PLATE-ARG 0 X 0 FLAMENGO

Local: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)
Cartões amarelos: Fernández, Ponzio, Pérez e Maidana (River Plate); Paquetá e Jean Lucas (Flamengo)

River Plate-ARG
Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Saracchi; Fernández, Ponzio, Enzo Pérez e Palacios (Rojas); Scocco (Mora) e Pratto (Borré)
Técnico: Marcelo Gallardo

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Jean Lucas (Jonas), Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior (Marlos Moreno); Henrique Dourado (Lincoln)
Técnico: Maurício Barbieri