Topo

Santos estuda acionar Conmebol por racismo de torcedores do Independiente

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2018 17h32

A briga entre Santos e Independiente-ARG nos bastidores deve ganhar mais um capítulo. O clube brasileiro estuda acionar a Conmebol contra o time argentino devido a supostos atos racistas de torcedores na partida entre as duas equipes pelas oitavas de final da Libertadores, em Avellaneda.

O Santos mantém a cautela para fazer a denúncia. Ainda não entrou com a representação para não deixar a imagem de revanche por conta do “caso Carlos Sánchez”, em que o clube corre risco de punição por escalação irregular após denúncia dos argentinos.

A diretoria ainda não iniciou a montagem do processo e nem recebeu vídeos ou fotos que comprovem o racismo. Porém, o comando santista recebeu relatos de torcedores que viajaram à Argentina e tem acompanhado denúncias de torcedores em um vídeo que circula na web - em que um torcedor do Independiente imita um macaco. No entanto, não é possível, pelas imagens, afirmar que o ato ocorreu no jogo da última terça.

De qualquer forma, o Santos se baseia no artigo 14 do regulamento de competições da confederação, que prevê punição por discriminação.

“Se as circunstâncias particulares de um caso o exigir, os órgãos judiciais competentes poderão impor sanções adicionais à Associação Membro ou clube responsável, como jogar uma ou mais partidas de portas fechadas, a proibição de jogar uma partida em um estádio determinado, a concessão da vitória do jogo pelo resultado que se considere, a dedução de pontos ou a desclassificação da competição”.

Acusações de racismo contra os torcedores do Independiente-ARG são recorrentes em competições sul-americanas. Antes de o Santos cogitar acionar os argentinos na Conmebol, outros clubes brasileiros também reclamaram de racismo no estádio: casos de Flamengo, Grêmio e Corinthians.

O jogo de volta entre Santos e Independiente-ARG ocorre na próxima terça-feira (28), no Pacaembu.