Topo

Alisson marca no fim, e Grêmio supera Estudiantes nos pênaltis

Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Estudiantes pela Copa Libertadores - Jeferson Guareze/AGIF
Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Estudiantes pela Copa Libertadores Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2018 23h50

O Grêmio segue na Libertadores 2018. Nesta terça-feira (28), o time gaúcho fez 2 a 1 no tempo normal - com direito a gol nos acréscimos da etapa final, e eliminou o Estudiantes com 100% de aproveitamento nos pênaltis (5 a 3). A classificação foi suada, com repetição de posse de bola maciça e pressão com direito a cinco atacantes nos minutos finais.

Everton e Alisson marcaram para o Grêmio. Lucas Rodríguez fez o gol argentino. Clique aqui e assista aos gols do jogo.

Nas quartas de final, o Grêmio enfrenta o Tucumán-ARG, que eliminou o Nacional-COL.

Quem foi bem: Kannemann

Bem no um contra um, cheio de atitude e único capaz de levantar a torcida no estádio. Zagueiro se salvou em uma noite recheada de ansiedade, erros técnicos e sem brilho

Quem decepcionou: Geromel

Zagueiro errou no lance em que o Estudiantes marcou, falhou em outras jogadas durante a partida e fugiu do seu padrão de referência em um time ofensivo e técnico.

Grêmio arrisca no início, mas volta a ser previsível

O Grêmio da posse de bola e domínio agregou um pouco mais de repertório no início do jogo. Passes longos, inversões e o pivô de Jael para Everton marcar pintaram cenário de atuação contundente, mas tudo passou rápido. A mesma fuga mínima do padrão cobrou seu preço em lance de Jailson que terminou em gol do Estudiantes. Depois disso, a partida previsível voltou.

Estudiantes monta e desmonta linha de cinco

A vantagem fez o Estudiantes abrir o jogo com uma linha de cinco jogadores na defesa. No decorrer do primeiro tempo, a formação mudou e passou a contar com quatro homens atrás. Nos dois cenários, o time argentino esperou para dar combate mais perto de sua área. Compacto, tirou espaços do Grêmio.

Alisson dentro, Ramiro fora

No intervalo, Renato tirou Ramiro e lançou Alisson. Com a troca, o Grêmio injetou velocidade e mais ofensividade ao time. As melhores chances vieram pelo meio, com Jailson tentando de fora da área e Luan finalizando com tentativa bloqueada.

Renato aposta no 3-5-2

Aos 24, Renato Gaúcho foi para uma cartada diferente. Com André no lugar de Léo Moura, o Grêmio passou a jogar em esquema tático quase inédito - usado diante do Vasco, no Rio. Com Cortez como parceiro de Kannemann e Geromel na defesa, o time adotou o 3-5-2. Depois, Jailson saiu para entrada de Pepê. A disposição média: Geromel, Kannemann e Cortez; Alisson (Pepê), Maicon, Jailson (Alisson), Luan e Everton; André e Jael.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 (5) X 1 (3) ESTUDIANTES

Data e hora: 28/08/2018 (terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 48.082 pessoas (45.420 pagantes)
Renda: R$ 2.171.893,00
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Auxiliares: Juan Zorrilla (PAR) e Dario Gaona (PAR)
Cartões amarelos: Maicon, Ramiro, Léo Moura, André, Alisson (GRE); Sanchez, Luguercio, Campi (EST)
Gols: Everton, aos 6 minutos do primeiro tempo (GRE); Lucas Rodríguez, aos 8 minutos do primeiro tempo (EST); Alisson, aos 46 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (André), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Jailson (Pepê), Ramiro (Alisson), Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

ESTUDIANTES: Andújar; Sanchez, Noguera, Schunke, Campi e Erquiaga (Luguercio); Iván Gomez, Rodrigo Braña, Lucas Rodríguez e Matías Pellegrini (Lattanzio); Apaolaza (Bazzana)
Técnico: Leandro Benitez