Topo

Conmebol rejeita recurso, e técnico do River vai cumprir suspensão em final

Gallardo não poderá comandar o River Plate na finalíssima contra o Boca Juniors - Amilcar Orfali/Getty Images
Gallardo não poderá comandar o River Plate na finalíssima contra o Boca Juniors Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/11/2018 13h58

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) rejeitou nesta quinta-feira (15) o recurso apresentado pelo River Plate para liberar o técnico Marcelo Gallardo a comandar o time no próximo dia 24, data da decisão da Copa Libertadores contra o Boca Juniors, no Monumental de Nuñez. A informação foi publicada pelo Olé e confirmada pelo UOL Esporte com a entidade responsável pela organização do torneio.

Leia mais

Fora por mais três jogos em competições organizadas pela Conmebol, Gallardo cumpriu uma partida do castigo no empate por 2 a 2 em La Bombonera, válido pela primeira parte da decisão. O técnico não terá novamente acesso ao gramado na grande final.

O treinador do River Plate acabou punido pela Conmebol por quebrar a regra de uma suspensão anterior no confronto semifinal contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Fora do jogo, Gallardo comandou o time via rádio e ainda desceu da cabine em que viu a vitória por 2 a 1 sobre os gaúchos para acessar os vestiários no intervalo, ação proibida pelo castigo imposto após o jogo de ida contra a equipe de Renato Gaúcho.

O Grêmio tentou usar a ação do treinador adversário para ir à decisão. Entretanto, a Conmebol refutou uma punição coletiva e se concentrou em suspender apenas o comandante do River Plate pela reinciência.

Será a segunda decisão de Copa Libertadores de Gallardo no comando do River, e novamente o treinador fica fora da partida. Em 2015, quando o clube argentino se sagrou campeão ao vencer o Tigres-MEX, o comandante acabou expulso no primeiro duelo e não pôde dirigir o time no tricampeonato continental.