Liga dos Campeões 2013/14

Regulamento

O torneio começa com quatro fases preliminares, nas quais 54 times disputam, por meio do sistema de mata-mata em jogos de ida e volta, 10 vagas na fase de grupos da Liga.

Os dez se juntam a outros 22 clubes previamente classificados, e as 32 equipes são dispostas, após sorteio, em oito grupos que se enfrentam dentro da própria chave, em turno e returno. Avançam às oitavas de final os dois melhores times de cada grupo. Os oito terceiros colocados serão encaminhados para a Liga Europa - competição que reúne o segundo escalão do futebol europeu.

Na primeira fase, o critério de desempate obedece à seguinte ordem: confronto direto (soma do placar dos dois jogos), saldo de gols no confronto direto, gols marcados no confronto direto, gols marcados fora de casa no confronto direto, saldo de gols em todas as partidas, gols marcados em todas as partidas, coeficiente de pontos acumulados nas últimas cinco edições da Liga dos Campeões da Europa.

Os confrontos entre as 16 equipes finalistas, que são no sistema mata-mata, serão definidos por meio de sorteio. As regras para esse sorteio são: equipes que se enfrentaram na mesma chave na primeira fase não podem ser adversárias; obrigatoriamente o primeiro colocado de um grupo deve atuar contra um time classificado em segundo lugar.

Nas fases de oitavas, quartas de final e semifinal, passa adiante a equipe que, no placar agregado dos dois jogos (ida e volta), somar mais gols. Em caso de empate, se classifica a equipe que tiver marcado mais gols na casa do adversário. Se persistir a igualdade, a decisão vai para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Novo empate encaminha o confronto para a disputa de pênaltis.

A final é disputada em jogo único, em campo neutro. Em caso de empate no tempo regulamentar, as equipes decidem o título na prorrogação. Se persistir a igualdade, o campeão é definido nos pênaltis.

Nesta temporada, a decisão será no estádio da Luz, em Portugal. O campeão da Liga dos Campeões da Europa garante vaga no Mundial de Clubes de 2014.

UOL Cursos Online

Todos os cursos