UOL Esporte Liga dos Campeões
 
Pierre-Philippe Marcou/AFP

Messi anotou dois gols e liderou o Barcelona rumo às quartas de final da Liga

08/03/2011 - 18h44

Barcelona pressiona, conta com show e golaço de Messi e elimina Arsenal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma equipe ofensiva, acostumada a dar shows e que parece ser imbatível. O Barcelona mostrou nesta terça-feira por que é considerado o melhor time do mundo. Liderado por uma atuação de gala de Lionel Messi, o clube catalão derrotou o Arsenal por 3 a 1 no Camp Nou e selou a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões em grande estilo.

E olha que o Arsenal tentou de tudo para impedir os comandados de Guardiola. Depois de levar um golaço de Messi somente no fim do primeiro tempo, o time inglês empatou com gol contra de Busquets.

Mas o Barcelona manteve o controle do jogo após expulsão de Van Persie e definiu a vitória com gol de Xavi e outro de Messi na etapa final.

AS CHAVES DO CONFRONTO

Jogo de um time só?
Ofensivo, o Barcelona controlou 77% da posse de bola e cedeu poucas chances ao rival inglês.
Oséas em campo?
Busquets anotou gol digno de Oséas. Após escanteio, testou forte para o gol... do Barcelona.
Toque de craque
Messi mostrou que é mesmo diferenciado. Abriu o placar com um golaço e ampliou de pênalti.
Expulsão polêmica
Van Persie deixou o jogo no início do 2º tempo por chutar a bola após um impedimento.

Com o resultado, o clube espanhol fica na expectativa pelo adversário da próxima fase que ainda será definido por meio de sorteio na Uefa.

O Barcelona ainda entrou em campo com sérios problemas na defesa. O técnico Guardiola não pôde contar com sua dupla titular formada por Piqué (suspenso) e Puyol (lesionado). Com isso, ele precisou improvisar o ala Abidal e o volante Busquets na posição, o que não atrapalhou a equipe de maneira geral.

Quando a partida começou, os anfitriões dominaram mais de 70% da posse de bola e se lançaram para frente. Ao contrário do que fez no jogo de ida, o Arsenal não adiantou a marcação e tentou sair somente nos contra-ataques. Desta forma, chamou o Barcelona para cima.

Embalado pela torcida, o time espanhol criou oportunidades com direito a um chute na trave de Adriano aos 35min e a um pênalti não marcado sobre Messi. Mas foi só aos 48min que os donos da casa fizeram valer a pressão. O argentino recebeu passe de Iniesta dentro da área e deu um lindo chapéu em Almunia para abrir o placar. Golaço no Camp Nou.

VAN PERSIE ENFURECIDO

  • Alejandro Garcia/EFE

    Expulso aos 10min do segundo tempo por chutar a bola após o apito do juiz, Van Persie não poupou críticas ao árbitro Massimo Busacca. O atleta culpou o polêmico lance pelo revés e se defendeu do segundo cartão amarelo.

    “Minha expulsão nos custou a partida, foi uma piada total. Como poderia ouvir o apito com 95 mil pessoas pulando? Pelo amor de deus, explique-me isso”, esbravejou o atleta. “Todo mundo estava com apitos, como eu poderia ouvir?”, indagou.

A etapa final começou sem grandes mudanças no panorama do jogo. Até que aos 7min, o próprio Barcelona voltou a se complicar no confronto. Após escanteio da esquerda, Busquets desviou de cabeça contra a própria meta e empatou o jogo.

Para a sorte do time espanhol, Van Persie recebeu o segundo cartão amarelo logo na sequência e deixou o Arsenal com dez em campo. Depois disso, não demorou muito para o Barcelona voltar a marcar.

Após bela troca de passes, Xavi invadiu a área e fez o segundo dos anfitriões aos 22min. Apenas quatro minutos depois, o juiz anotou pênalti sobre Pedro, e Messi converteu para fechar o confronto.

Agora, o Barcelona volta a atenção para a disputa do Campeonato Espanhol. A equipe catalã enfrenta o Sevilla no próximo domingo para manter a disparada na liderança do Nacional. Já o Arsenal tem pela frente o Manchester United pela Copa da Inglaterra, no sábado.

Ficha da Partida

Barcelona Barcelona Técnico: Josep Guardiola
1. Valdés
2. Daniel Alves
16. Busquets
22. Abidal
21. Adriano
19. Maxwell
14. Mascherano
15. Keita
6. Xavi
8. Iniesta
17. Pedro
7. Villa
20. Afellay
10. Messi
3 1
Arsenal Arsenal Técnico: Arsène Wenger
53. Szczesny
1. Almunia
3. Sagna
20. Djourou
6. Koscielny
22. Clichy
19. Wilshere
2. Diaby
7. Rosicky
23. Arshavin
8. Nasri
4. Fábregas
52. Bendtner
10. Van Persie

Data: 08/03/2011 - 16h45

Local: Camp Nou

Árbitro: Massimo Busacca

Auxiliares: Francesco Buragina e Manuel Navarro

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host